25 de outubro de 2009

UFC 104: Shogun vs. Machida

E vamos para mais uma análise - vale frisar que foi mais pra análise do que pra review -, hoje, domingão... E já tivemos pancadaria, estou falando do UFC, que teve Machida vs. Shogun valendo o título dos meio-pesados, confira como foi...

De antemão, o card:

  • Anthony Johnson vs. Yoshiyuki Yoshida
  • Joe Stevenson vs. Spencer Fisher
  • Gleison Tibau vs. Josh Neer
  • Cain Velasquez vs. Ben Rothwell
  • Lyoto Machida (c) vs. Mauricio Rua

- Observações importantes:

Geralmente quando eu faço um review, eu estou ao lado do meu computador, logo então eu digito enquanto vejo o show. No caso dos reviews de UFC, eu uso uma prancheta, mas não foi o caso, logo então ele não está muito bem detalhado... Porém, torna-se cansativo o detalhamento de: Soco, chute, soco, chute... Vocês sabem que não vai variar muito, e juntando isto ao meu sono... BooOOM! Vamos logo ao que interessa...

Anthony Johnson vs. Yoshiyuki Yoshida


Bem, assim que começou a luta eu fui pegar o pote com pipoca doce, na volta ela tinha acabado... E não estou mentindo, porém eu vi no replay! Antony Johnson logo partiu pra cima de Yoshida, e acertou ele com uns socos rápidos, que nocauteou Yoshida, e em 41 segundos a luta já havia acabado....

Joe Stevenson vs. Spencer Fisher

Stevenson é um lutador com um maior porte físico, e utilizou disto a seu favor neste combate. Ele conseguiu trabalhar melhor por cima, no primeiro round mesmo ele resumiu como se encerraria o combate... No segundo round, Stenvenson prosseguiu trabalhando com agressifidade, Fisher acertou uns chutes baixos, que não fizeram muito efeito, e Stenvenson conseguiu derrubá-lo, e acertou uma série de socos e cotoveladas, e logo o juiz parou a luta. Foi um combate mais ou menos...

Gleison Tibau vs. Josh Neer

O brasileiro Tibau tem uma boa base de wrestling, porém ao que tudo indica ele se resume a isto. No começo da luta ele impressionou com uma bela queda, que eu cheguei a pensar que fosse quebrar o pescoço do Neer... Porém logo após a queda, invés de partir para a montada, ou tentar uma série de socos, o brasileiro se levantou e permitiu que Neer se levantasse... Pra depois na sequência derrubar-lhe novamente com uma bela queda... Nisto terminou o primeiro round, o segundo... No segundo tem algo importante pra ressaltar, depois de outra queda, Tibau finalmente conseguiu montar e tentou um mata-leão, porém não encaixou, e este mata-leão virou um arm-lock que partiu para um triângulo, e no final das contas não deu em nada, e os dois ficaram de pé... Depois de trocarem chutes, e Neer conseguindo acertar alguns socos, enquanto Tibau respondia com quedas sem sentido, o round acabou, sob muitas vaias, e os juízes deram a vitória pro brasileiro por decisão unânime.

Cain Velasquez vs. Ben Rothwell

Esse foi o caso da muralha que cai. Ben Rothwell é muito, mas muito grande... E pelo o que eu vi no countdown, ele tinha condições de levar esta luta pra outros rumos... No primeiro round Cain Velasquez conseguiu derrubar Ben com um soco, e prosseguiu com uma série de socos sobre Ben, porém estes não lhe fizeram efeito, não os primeiros... Faltando 1 minuto pro fim do round, Ben Rothwell estava entregue ao combate, Cain brincou com o grandalhão, conseguiu quedas inimagináveis de se fazer em alguém do porte de Ben.... Porém Ben ainda assim resistiu até o segundo round... Ele até que voltou mais sóbrio, porém Velaquez não o perdoou e seguiu atacando-lhe nas grades. Devido a falta de técnica de Rothwell, ele entregou a cara pra Cain acertar socos, enquanto ele tentava ficar de pé. Ben aguentou os socos de Cain, porém Cain aplicou os socos com uma verocidade que confundiu o juiz, que parou a luta antes do tempo, deixando Ben "bem" irritado...

Lyoto "The Dragon" Machida vs. Maurício Shogun Rua


Existem quatro tipos de luta, aquelas que terminam em segundos, aquelas que terminam por decisão, mas são lentas, mornas, e sem técnica, tem aquelas que se resume a pancadaria/sobrevivência em ringue, como foi Minotauro vs. Couture, e tem o tipo de luta que é extremamente técnica e dura até o último segundo, do último round, e mesmo assim prende a sua atenção. E assim foi o combate entre Machida e Shogun, eu não estive com minha tradicional prancheta de anotações enquanto assistia o show, logo então não posso detalhar muito, mas citarei os fatos importantes... Shogun tentou derrubar Machida durante grande parte do combate, porém não teve êxito, e até mesmo quando Lyoto escorregou, e Shogun foi com tudo tentar derrubá-lo, Lyoto o bloqueou. Em contra-partida, Shogun acertou inúmeros chutes nas pernas de Lyoto, e destaque para uma joelhada - esta foi logo nos primeiros 10 minutos - de Shogun que deixou Machida com um enorme inchaço na região do abdômen... Mas Lyoto não deixou barato, e assim que levou esta jeolhada, acertou um chute que deixou o peito de Shogun vermelho. O combate se prolongou com Machida se esquivando dos golpes, e atacando nos momentos em que via alguma oportunidade, enquanto Rua manteve-se com mais presença no combate, e "expremendo" Machida nas grades várias vezes... No quinto e último round, o combate que estava muito estudado, muito técnico, começou a ficar mais quente, e o público que em momentos gritou: - Booring (querendo ação, obviamente), começou a aplaudí-los e a apoiá-los, porém pela primeira vez na carreira de Machida, a luta terminou indo para a decisão dos juízes.

De imediato, estava sub-entendido que Shogun teria vencido, pois seguindo os critérios de desempate, ele se manteve mais presente, porém não foi assim que os juízes viram a luta (ainda bem), e Lyoto Machida reteve o cinturão por decisão unânime. Acredito eu que nem o próprio Lyoto tenha acreditado que os juízes tenham dado a vitória pra ele, prova disto que na hora da entrevista, após o combate, ele ficou extremamente sem ação para falar, chegando a dizer algo do tipo: "- É, foram 3 juízes, que escolheram o vencedor..." O público vaiou o resultado, porém The Dragon Still the Champion! E agora Lyoto tem uma streak de 16-0...

E aqui termina mais uma análise do UFC. É verdade que vocês podem até me perguntar: E as lutas pré-liminares? Bem, eu só vi as lutas do card principal, e tivemos apenas 2 lutas de undercard para tapar buraco... Mas se for o caso, amanhã reviso isto, vendo as lutas de undercard - que uparão uma hora ou outra.

Opinião sobre o show:
Bem, não sei se ao rever o show minha opinião mude, mas eu não gostei deste pay-per-view. As lutas foram muito, muito, muito mornas... O main event até que foi legal, mas gerou muitas controvérsias, disto te garanto. Não recomendo nenhuma luta pra ninguém deste show, e eu, como fã do Lyoto, estou tão sem graça quanto ele... Mas ainda assim, ele está invicto!

10 comentários:

Robson Bezerra disse...

ñ seria streak?

:.†.: | R | :.†.: disse...

é o sono mano rsrsrs

Anônimo disse...

Na realidade discutir a "suposta" vitória de Machida ou a "suposta" derrota de Shogun não é o verdadeiro mérito desta questão.

A pergunta é: Será que o UFC, que até o fim do Pride estava totalmente decadente,já montou um quadro arbitral totalmente imparcial e que realmente estejam preparados a julgar lutas de MMA?

Será que um bom arbitro oriundo de torneios de Westheling ou Boxing, por exemplo, não têm a tendência de ignorar golpes como os de Shogun sob as pernas de Machida ou o castigo imposto por ele à linha de cintura do mesmo? (pois este ataque foi claramente uma tática de combate imposta por shogun e, diga-se de passagem, funcionou, pois prejuticou a base de Machida e conteve seus perigosos contra-ataques pela distância mantida).

Se levarmos lieralmente em consideração o nome do torneio MMA (Mixed Martial Arts = Mistura de Artes Marciais) deveriamos então, para que haja justiça, um avaliador de cada uma das artes marciais para minimizar as parcialidades. (imaginem que loucura!)

Ou seja, muitas lutas continuarão a decepcionar os amantes das artes marciais no MMA, não pelos combates em si, mas por detalhes que tiram o brilho de combates que, por ventura, poderiam ser históricos como o de Machida e Shogun.

Que saudades das homéricas lutas dos UFC´s iniciais e dos inesquecíveis PRIDE´s.

Estão querendo transformar o MMA em luta de Boxing nos EUA!!!!!!

Eis aqui meu protesto!!!!

:.†.: | R | :.†.: disse...

/\

Em partes concordo com você, mas como eu falei, a luta foi meio equilibrada cara, e preferiram deiar o Lyoto como campeão. Já ocorreram decisões piores do que esta.

adriano sacramento disse...

Acho sinceramente q um cara quando quer ser campeao nao pode ir la e chutar so as pernas do atual campeao e sair dizendo q venceu... sou fa tb do shogun mas ele so fez isso, e as joelhadas do lyoto nao contam??? o lyoto pra ser campeao nocauteou o rashad... o shogun so conseguiu um pequeno corte q "raspou" na boca do lyoto!!!!

Anônimo disse...

è verdade, concordo em parte com vc. Mas o que o Machida fez para continuar com o cinturão??? o Shogun bloqueou totalmente o jogo do dele e foi superior. Deixemos o fanatismo de lado e analizemos a luta em si: O shogun venceu!!!

Paulo Andrade disse...

Ora, que é isto? É verdade que o lioto cansou antes do tempo e perdeu os dois últimos rounds. Mas nos três primeiros, lioto conseguiu 8 (eu disse oito!) joelhadas no abdomem do adversário. Então, dos cinco rounds, deu 3 x 2 pro Lioto. Só querem lembrar dos últimos? Verdade também que a canceira do Lioto é que permitiu os chutes do Shogum. Esse negócio de beber mijo não dá certo. Tem algo aí pra ser esclarecido. Imagino que uma revanche seria positivo. PAndrade

carlos disse...

"Esse negócio de beber mijo não dá certo..." kkkkkkkk. Será q lyoto para com a 'mijoterapia'?, rsrs. Mas é campeão e como já dizia Bruno Zevi: a um gênio tudo é permitido. Q venha a revanche e q vença o melhor!

Felipe Omitto disse...

Cara, não acreditei na decisão. Claramente o Shogun dominou o Lyoto, deu socos, cotoveladas nas saidas dos clinchs e muitos chutes.
Ele provou que devia ser champ ao anular o ataque do Lyoto.
Pra mim 3 x 2 Shogun....

Os Sinais estão se cumprindo disse...

Ola boa tarde a todos mais levando em consideracao que ali estavam os dois melhores lutadores do mundo , tivemos uma luta muito equilibrada tanto pra um como para o outro , torco e sou fã do lyoto mais infelismente nessa luta ele perdeu para o Shogun merito da sua estrategia e de seus treinadores
Mais teremos a revanche e independente de quem venca o cinturão é nosso!
Abraco a Todos

Postar um comentário

Gostou do artigo?

Então comente!

Obs: Ofensas, divulgação inapropriada e palavreado chulo não será tolerado.

 

©2009 Are you ready to wrestling? | Todos os direitos reservados