8 de agosto de 2009

A Lenda #4 - Dory Funk Jr.



Seguindo com as lendas do wrestling, temos agora outra lenda que deixou sua marca na história do wrestling, este é Dory Funk Jr. Nascido no dia 3 de Fevereiro de 1941, no Texas, Dory Funk Jr já era herdeiro de uma dinastia no wrestling, refiro-me pelo fato de ele ser filho de Dory Funk, outra lenda lenda deste ramo. Diferemente de alguns casos, como Ted DiBiase, Cody Rhodes, e o filho de Jimmy Snuka, que usaram, ou ainda usam do nome de seus pais para se manter, Dory Funk Jr não precisou disto, e foi capaz de superar o legado de seu antecessor. Dory começou sua carriera no colégio, competindo no futebol e Wrestling Amador, depois ele foi para a faculdado West Texas State University, uma faculdade que teve um grande número de futuros professional wrestlers. O time de 1963, o qual Funk jogou, venceu o Sun Bowl, e isto foi um mês mais tarde de sua estréia no professional wrestling, com o seu companheiro All American Jerry Logan no corner. A luta foi gerenciada por Dory Sr. Apesar daquela ser a primeira luta de Dory, e seu primeiro ano, isto não significa que ele iria demorar muito para conquistar sua primeira oportunidade pelo título. Em 3 de Julho, do mesmo ano, com 4 meses de carreira, ele entrou para a história da NWA, sendo o wrestler com menos tempo de profissão a ter uma Title Shot, neste caso, pelo NWA World Heavyweight Title, que era o título de maior prestígio na modalidade. Seu adversário foi Lou Thesz, que foi desqualificado, retendo o título.



Obviamente o pai de Dory Funk foi fundamental para o seu começo de carreira, o promovendo como um talento de Amarillo, ambos fizeram tag team inúmeras vezes, inclusive ambos participaram do torneio pelo NWA Canadian Tag Team Championship, tendo vencidos "Whipper" Billy Watson e Gene Kiniski, porém nas finais perderam para Don Leo Jonathon e Kenji Shibuya. Com eles formando tag team deixou-se em evidência a qualidade técnica de Dory Funk Jr, elanvando-o de maneira muito mais rápida que a maioria das jovens estrelas daquela época, dando a ele um grande mérito e respeito. Com 6 anos de carreira, e evoluindo a passos colossais, no dia 11 de Fevereiro de 1969, Funk cruzou novamente com Gene Kiniski, numa luta pelo NWA Championship, mas desta vez Funk levou a melhor e não só teve o seu primeiro título, como foi o primeiro Texano a conquistar tal. E foi neste reinado de Dory Funk que ele se transformou de um simples bom jovem wrestler, que nós vemos por aí hoje em dia (Kofi Kingson, um exemplo), numa lenda que mereça ser lembrada para sempre nesta indústria. Seu reinado durou desde fevereiro de 69, até 24 de Maio de 1973, ou seja, 4 anos com o título, uma copa do mundo de diferença. Este longo reinado o colocou na história como o segundo maior reinado do NWA Heavyweight Championship, o qual mantém até hoje. Como todo campeão, Dory viajou pelo mundo inteiro defendendo seu título mundial defendendo-o contra grandes nomes do wrestling, Sheik, Mr Wrestling, Nick Bockwinkel, Freddie Blassie, Ernie Ladd, entre outros.

Se por um lado o reinado de Funk como NWA Heavyweight Champion o deixou na história, pelo outro sua grande rivalidade com Jack Brisco nos anos 70 também cumpriram parte desta missão. Brisco, nascido em Oklahoma, ex-NCAA champion, e Funk, nascido no Texas, ex-NWA Champion. Ambos foram wrestlers amadores, então nem precisa dizer muito que esta rivalidade tinha os ingredientes certos. A rivalidade ganhou muito destaque na Flórida, mas também foi de conhecimento do outro lado do país, na Carolina do Sul, Saint Louis, Porto Rico, Atlanta, e no Texas. Pelo o que se sabe, ocorreram 15 lutas entre eles pelo título da NWA, durante o reinado de Dory Funk. Sendo Jack Brisco quem conquistou o título de Funk, tornando-o um wrestler com uma boa reputação e credibilidae, para depois perder o cinturão para Harley Race, ainda em 73.



Das principais rivalidades, esta foi a melhor, mas não a única. Quando Funk era campeão, dez meses depois de conquistar o titulo, ele viajou para o Japão, onde ele fez sua defesa pelo título, aliás, já passavam-se 12 anos que não ocorria uma defesa por tal naquele pais, e Dory foi o responsável para quebrar este tabu. Suas defesas por títulos aconteceram na JPWA (Japan Pro Wrestling Alliance), uma federação criada em 1963, pelo "inventor" do puroresu Rikidozan, que morreu em 1969, deixando duas grande estrelas na federação, Antonio Inoki e Giant Baba. Obviamente Funk defendeu seu título, e com sucesso, sobre ambos em noites sucessivas, sendo a luta contra Inoki em 2 de Dezembro de 69, e contra Baba no dia 3 de Dezembro. E neste caminho, Funk fez inúmras defesas do título, tornando-se alguém de respeito no outro lado do mundo. Falando em Japão, com as pressões políticas dentro da JPWA, as duas maiores estrelas formaram suas próprias federações, Inoki criou a New Japan Pro Wrestling, NJPW, enquanto Baba fundou a All Japan Pro Wrestling, AJPW. Dory Funk ajudou a Baba, sendo alguém de respeito no Japão, ele fez inúmeras aparições na AJPW, especialmente depois que perdeu seu cinturão. Ainda no Japão, Dory se juntou a seu irmão mais novo, Terry Funk, e formaram tag team por lá, tornando Terry alguém credível também. Sem contar a fantástica luta entre Terry e Dory Funk contra Giant Baba e Jumbo Tsuruta pelo NWA International Tag Team Championship, numa luta que durou 60 minutos. Um detalhe que vale ser ressaltado é o fato de Tsuruta ter sido enviado para Amarillo um ano antes, para ser treinado por Dory Funk.



Desta vez, Dory Funk Jr fez algo semelhante ao que seu pai fizera no passado, sendo desta vez direcionado a Terry, que conseguiu manter um reinado como NWA Heavyweight Champion de 75 até 77. Terry e Dory eram os estrangeiros dominantes na AJPW, mesmo tendo sido eles diferentes da grande maioria dos wrestlers estrangeiros no Japão. Pois no Japão por várias decadas seguiu-se o lema de que aquilo foi construído por heróis, longe de forças estrangeiras, em particular os Estados Unidos. Aliás, eles odiam os EUA, principalmente pelo fato da Segunda Guerra Mundial. E estavam ali Dory e Terry conseguindo seu respeito naquela terra, mudando o conceito de muitos. E ali conquistaram mais que o respeito dos fãs, tendo Terry conseguido elevar a imagem da AJPW, eles também ganharam o Real World Tag League, sendo eles os favoritos do torneio.

Já com mais de 20 anos de carreira, Dory Funk ainda brilhava nos EUA nos anos 80, tendo percorrido por inúmeros territórios de desenvolvimento, treinando futuras estrelas, lutando novamente com Jerry Lawler por várias vezes. E em 86 Terry e Dory foram para a World Wrestling Federation, onde um de seus grandes feitos foi o combate de ambos contra Tito Santana e Junkyard, na Wrestlemania II. Dory também teve a oportunidade de trabalhar com Hulk Hogan, participando inclusive de um Saturday Night Main Event. Nos anos 90 Dory praticamente não lutava, também pudera, já se iam pra lá dos 30 anos de carreira. Ele ainda teve a oportunidade de formar tag team com seu irmão algumas vezes, principalmente na ECW e SMW. Aliás, Dory e Terry desenvolveram grande parte da ECW, com divulgação, devido a sua boa reputação. Eles também revolucionaram as lutas violentas, lembrando também que Dory foi um grande "hardcore" wrestler.



Passado o milênio, Dory Funk ainda competia, não com o mesmo vigor de 20 anos atrás, mas ainda assim competia. Ele ainda conquistou novamente uma chance pelo título da NWA em 2004, tendo perdido para Jeff Jarret. E para variar, Dorry se juntou a seu irmão novamente para competirem, com o peso de anos nas costas, pelo NWA Tag Team Title, e ainda conquistando o título, porém tempos depois perdendo-o. O resto do tempo, Dory se dedicou a uma escola de wrestling, em Ocala, Flórida, aliás, esta escola era sua, onde ele continuou o seu legado treinando vários wrestlers, o mesmo legado que treinou Ted DiBiase, Stan Hansen, Bret Hart, Bob Backlund, e Kurt Angle. E que continuava a treinar outras estrelas, como Christopher Daniels, Chistian Cage, Steve Corino, Lina, e Mickie James.

Se existe um grande campeão da NWA, este é Dory Funk! Numa época em que o título mundial realmente era mundial, e ainda assim mantê-lo por 4 anos, e ser um campeão credível. Isto é para poucos, e Dory Funk está nesta lista. Não só disto brilha a carreira de Dory Funk, este homem foi capaz de mudar a imagem dos japoneses sobre os americanos, mesmo com toda a má imagem da américa pelas terras nipônicas, ou sem contar que Dory treinou grandes wrestlers da atualidade, possui uma carreira digna de lenda, e é isto que ele é, uma lenda, que mudou o wrestling e deixou sua marca nele, infelizmente poucos conhecem de sua brilhante trajetória, quando se fala em Funk direciona-se a imagem de Terry, tendo sido Terry nem a metade do que fora Dory... E olha que Terry foi um grande wrestler... Enfim, ele é a lenda da semana, não precisa de muitas justificativas a não ser o texto que já vos mostrei!

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do artigo?

Então comente!

Obs: Ofensas, divulgação inapropriada e palavreado chulo não será tolerado.

 

©2009 Are you ready to wrestling? | Todos os direitos reservados