20 de agosto de 2009

A caça #2 – Gimmicks alternativas, funcionam hoje?


Olá pessoal preparado para o wrestling, trago hoje minha segunda caça fresquinha para vocês, comentando sobre um tema que envolve a atualidade e o passado, veja tudo na continuação do post, e comente se possível! Obrigado.

Lendo o 3-Keep Down, o novo quadro do blog – que por sinal adorei, e começou muito bem, espero que mantenha o ritmo – foi feita uma pergunta a respeito das gimmicks alternativas, sobre os lixeiros, os mutantes, as aberrações, e todas estas coisas que tínhamos ali pelos anos 80 até meados dos anos 90. Claro que antigamente já existia, e atualmente ainda temos, mas nesta época citada a freqüência era muito maior, hoje vemos um Goldust, Hornswoggle, na época era pra mais de 5 por show... Vamos ver por todos os lados, os saldos positivos e negativos de uma gimmick alternativa no wrestling.

Prós: Magia

Uma das minhas grandes interrogações a respeito de wrestling é justamente esta, por que será que nós gostamos tanto dos lutadores diferentes? Estamos acostumados com os pugilistas, karatecas, entre outros, quando vemos no ringue um sujeito do naipe de Undertaker logo temos um forte impacto, um sujeito todo de preto, vendendo um personagem que todos nós compramos, imaginamos o Undertaker, imitamos sua taunt e etc. Ou vai me dizer que você nunca “virou os olhos”? Claro, no bom sentido da coisa... Então, se nunca fizera isto, das duas uma, ou não é fã do Undertaker, ou não é fã do verdadeiro wrestling – Sim, wrestling é mais que dois homens a trocarem porradas sobre um ringue.

Eu poderia citar milhões de gimmicks de antigamente, dizer que tinha um gordo malucão, um gigante psicopata, mas vocês vão me responder – Mas naquela época era normal se ter gimmicks assim, e eu irei concordar contigo, bem ou mal. Então eu vou citar um pequeno top 5 de gimmicks contemporâneas que fizeram / fazem sucesso, com sua magia e irreverência.

Top 5: Curry man.

http://i263.photobucket.com/albums/ii158/Daniel_Sedin_22/curry_man.jpg

Quem acompanhava a TNA há 1 ano atrás pode se lembrar de Curry man, ele era o personagem interpretado por Christopher Daniels. Seu move-set era um pouco limitado, mas não por pouca habilidade em ringue – até porque Daniels é um grande wrestler – mas sim para seguir a gimmick. Curry man era um personagem cômico, como diziam os fãs, um tempero apimentado que sabia lutar. Sua gimmick já era interpretada por outras federações no mundo, mas por falta de material não me atrevo a comentar mais sobre, apenas digo que o público gostava de Curry Man, mas acho que Daniels não tanto. Seu personagem não teve uma vida muito longa, e se transformou no dono do quarto lugar.

Top 4: Suicide.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjotuhmYXSwdDaNC8pYJ6PuOs0DyjEx7F7SQrchG54IyAAKSxIRd9zZj8zSMixmxKCaVs-HIQJ5JQ7uZseB-d2kq3zREzJmZewZ2GOk0C76WmI0lnyWWCyeXvE-RTNpmhvpNOmi2iVSFk_T/s320/suicide.jpg

Não que Curry Man tenha se transformado em Suicide, mas o mesmo estava sendo interpretado por Daniels, até pouco tempo atrás, quando a TNA optou por apostar no clichê barato de “Por onde você estava quando Suicide lutava?”, então agora Suicide é interpretado – plausível a erro – por Kaz, e Daniels segue sua vidinha de lutador normal com gimmick simples. É verdade que Suicide tem um pouco de “Undertaker”, misturado com “Owen Hart” (e Benoit no nome...), mas mesmo assim Suicide não é o tipo de lutador que treina em academia... E o mais legal de tudo é que sua gimmick faz sucesso entre os fãs da TNA, e daí se o cara tem estilo? Né? Falando em gimmicks alternativas que são “um pouco” copiadas das gimmicks da WWE...

Top 3: Abyss

http://slam.canoe.ca/Slam/Wrestling/Bios/promo_abyss.jpg

Quem conhece Mankind sabe do que estou falando, Abyss tem uns ingredientes bem parecidos, será que foram feitos na mesma forma? Mas como Mankind é da geração, da década passada, e Abyss nem tanto, vamos trabalhar sobre o grande monstro... Simples, é isto, um cara com problemas psicológicos sobre um ringue, com sua base hardcore, ele é sinônimo de sangue, tão verdade é que no dvd da TNA sobre blood matches lá estava Abyss. Se vocês pararem pra reparar, ele é o boneco das lutas violentas... Ninguém aceita fazer o spot violento, o que encerra o combate... Por que não o nosso hardcore man, o monstro, Abyss? Apesar de tudo isto, ou melhor, por causa de tudo isto ele caiu no gosto dos fãs da TNA, e é uma das melhores gimmicks alternativas de atualmente.

Top 2: Dragon Dragon

Este é um pouco antigo, mas é um pouquinho só... Esse ser “assolava” a CHIKARA por um tempo atrás, era um dragão verde, de pelúcia, que tinha sua gangue de guerreiros armados, voltado para o lado cômico do wrestling, fazia sucesso por onde passasse, o público gostava de Dragon Dragon! O legal de tudo era que o wrestler obedecia sua gimmick, digo, ele usava o rabo para aplicar o seu rabada chin music. Claro que não dá para levar tudo muito a sério, mas wrestling não é só a carnificina que uns tanto gostam. Na certa vocês não vão concordar com ele estar na segunda posição, mas a seguir um vídeo de tributo a ele – o melhor que pude achar no tão pequeno youtube.



Top 1: Delirious

http://www.onlineworldofwrestling.com/pictures/d/delirious/11.jpg

Talvez vocês não o conheçam muito, é um sujeito mascarado, que faz uns rangidos sobre os ringues, é meio paranóico, assim como era Spyke Dudley, fica andando pra um lado e pro outro sem direção, até começar a luta... Por que merece a primeira posição? Pois se repararem, este top 5 é sobre a magia das gimmicks, o sucesso delas. Pensem bem, que graça que tem um cara doido de máscara ficar “delirando” no ringue? É, se formos ver pelo lado crítico não tem muita graça, mas quando vemos uma atuação dele, e os fãs gritam por seu nome, torcem pelo malucóide, logo entendemos a graça de Delirious, em tempos que o campeão usa uma sunga, cotoveleira e joelheira, Delirious consegue se destacar da multidão.

Claro que nesta imensidão de gimmicks alternativas dos dias de hoje temos o tão querido Festus, Hornswoggle, entre outros, mas não creio que o público gostasse tanto dele o quanto gosta destes 5. Bem, a magia das gimmicks alternativas é única, de fato. Mas por que então as grandes federações não têm apostado nelas ultimamente, já que são tão legais?

Contras: Credibilidade.

O X da questão se encontra aqui. Atualmente o wrestling não tem mais o brilho como antigamente, todos podem perceber isto, acho que até um cego é capaz de enxergar tal. Uma das principais razões disto ter acontecido é que os fãs mudaram, antigamente – se puderem, acompanhem combates dos anos 80 – a psicologia em ringue era outra, a mentalidade era outra, tudo era diferente. Digamos, durante um combate dos anos 80 os lutadores ficavam se estudando e quando havia um simples golpe a torcida ia a loucura, apenas para vocês terem uma base de como era... Sem contar a psicologia em ringue, saber vender os golpes, a hora certa... Hoje em dia o sujeito leva um muscle powerbomb, passa 2 segundos e se levanta, acerta o seu finisher que é um mero splash e vence a luta... Com fatos como estes, sem contar que conforme a gente vai ficando mais velho, as responsabilidades crescem, e wrestling é um hobbie de adolescente, que não tem muito para fazer e etc... Quando o adolescente se torna pai, ainda pode ver wrestling por causa dos seus filhos, ou por gosto próprio, mas o número de papais por aí que fazem isto é bem menor...

E onde estão esses pais? Vendo UFC, oras. Você não vê um homem com Death Valey como hometown no UFC né??? Então, federações grandes como a WWE ainda acreditam que podem trazer fãs de UFC para o wrestling, e para isto ela opta por eliminar o número de coisas que tirem a credibilidade do mesmo, apesar de constantemente fazer coisas bizarras... Já que eu fiz um top 5 das gimmicks alternativas que deram / dão certo atualmente, vamos ao top 5 das gimmicks que não podem dar certo, aquele tipo de gimmick que o sujeito se torna campeão, é melhor aposentar o título de tão ridículo que ele é...

Top 5: Festus

http://getreadytorumble.files.wordpress.com/2009/04/festus2.jpg

Apesar de muitos gostarem do grandalhão – até eu, e aliás, por onde anda a fera? –, o lobisomen da WWE, que muda de personalidade não a meia noite, mas sim ao soar do gongo, e vira uma fera temida até pelo seu próprio parceiro. Mas espere aí, tem algo estranho nessa história... Então ele é “doente”, fica babando no ringue e etc... Qual a credibilidade de um sujeito como este ser campeão? Não dá né... Você chama seu amigo céptico pra ver wrestling, e ele vê um lesado segurando o cinturão, logo ele falará – mas que coisa idiota, armação, blábláblá...

Top 4: Santino Marella

http://i326.photobucket.com/albums/k431/wrestlingbrat/14santina0009b.jpg

Isto está na memória de todos, e está difícil de apagar da cabeça... Ano passado ele estava fazendo promos constantes comparando ele a Honk Tonky Man – o maior Intercontinental Champion da história – onde ainda existia alguma dignidade, e então o pouco dela que restava – sim, ele tinha, quem não queria ser ele e ficar alguns momentos com a Maria ou Melina no locker room? E até mesmo a Beth? Então... Santino começou a perder essa tal reputação, Beth vencendo por ele, sem contar com as outras histórias que foram sendo criadas para Santino, que chegou ao cumulo travestido de mulher no maior palco de todos. Bem ou mal deixou sua marca, mas realmente acreditam que ele deixará sua marca na história de algum cinturão?

Top 3: Boogeyman

http://www.faniq.com/images/blog/Boogeyman.jpg

Se é por falar em coisa bizarra, sabe o que é mais bizarro do que Santino vestido de mulher? Um homem que come minhocas. Pense em algo nojento... Boogeyman não é só o come-minhocas, também come verrugas – nem me atrevo a contar esta história pois me dá náuseas. Não me lembro se Boogeyman foi campeão de algo, mas do mundo é certeza que não foi. Se ele ainda fosse habilidoso no ringue, mas nem isto, era um anormal com roupa estranha e mais esquisitices... Só não é o top 1 porque a disputa é muito acirrada pela posição de ser mais bizarro a ponto de não poder ser campeão...

Top 2: Goldust

http://slam.canoe.ca/Slam/Wrestling/2007/05/17/goldust.JPG

Se é pra falar de bizarrice, por que não citar o douradinho aqui? Em Outubro do ano passado eu vi pessoas por aí comemorando sua volta, eu vi gente até comentando sobre ele entrar para uma possível stable, Kane, Undertaker, Boogeyman, e Goldust... Eu ainda estou me perguntando de onde saiu esta idéia, e quero saber o que ambos têm em comum além de terem uma gimmick que se enquadra no grupo de “alternativas”. Goldust é o mais medonho de todos, só não é primeiro colocado porque... Então, Goldust já andou pelado pela WWE, beijou coisas horríveis no ringue, participou de uma stable de aberrações, como ele bem lembrou agora, foi eletrocutado, foi só doideira pro cara... A sua gimmick não esconde seu lado feminino, como pode então ser um bicho meio bicha que faz bicholagem no ringue um campeão de respeito? Ganhou os hardcore titles porque o título também é uma bagunça... Goldust até luta bem, eu gosto de vê-lo lutando, mas não em promos, pelo amor de Deus, tenho trauma dele...

Top 1: Hornswoggle

http://thenumber1fancatch.t.h.pic.centerblog.net/3unq1gj7.gif

O porque de Goldust não ser o primeiro colocado é este carinha aqui... Se vocês acham muita humilhação para Chavo Guerrero ter que “jobbar” para Hornswoggle, imaginem na humilhação que dezenas de lutadores sentiram ao ver o anão verde como campeão da extinta divisão cruiserweight? ... Eu acho Hornswoggle engraçado, divertido, tolerável, não me importo que ele dance no ringue com criancinhas – como alguns adultos de 12 anos ficam revoltados por causa disto... Não me importo com nenhuma besteira que Horns possa fazer, porém, me importo apenas se ele pegar o cinturão... Pensem agora, numa divisão que tinha Benoit, Guerrero, entre outros grandes wrestlers de suas respectivas épocas... Pensem como pode um cinturão destes parar com um anão? Não me importaria contando que o anão lutasse, mas não é o que eu vejo... Pelo que vi existem anões até muito habilidosos como um tal de La Mascarita, e até outros – aqueles lá que morreram por causa da prostituta de 65 anos. Mas ainda assim tira totalmente a credibilidade do cinturão... E para não bastar, Hornswoggle foi campeão, não só da divisão cruiserweight, como também deste top five.

Enfim, as gimmicks alternativas possuem seu lado bom e seu lado ruim, eu adoro o Undertaker, por exemplo, odeio Horns, mas admito que não é credível nem para um como nem para outro ser campeão. Talvez Undertaker ainda consiga ser campeão sem muitos problemas, mas não com freqüência... Quero saber a opinião de vocês, e então, Gimmick Alternativa, funciona ou não funciona?

6 comentários:

The Lich disse...

Gostei dessa materia, só não concordo e falar que o Boogeyman não é habilidoso no ringue, ele é bem melhor que algums campeões de atualmente, como Cena, Batista, HHH(sou fã dele, mas não luta nada também), etc... pra mim o Boogeyman era ums dos caras com mais futuro na ECW ano passado, mas eles jogaram ele no armario novamente, o incrivel foi as pessoas nem comentarem disso =/, Goldust, gimmick mais estranha que essa acho que só esse dragão ai, mas que o Dustin luta ele luta, Abyss pra mim deixa viva a alma de Mankind, um denerado suicida que adora se machucar pra machucar os outros, Hornswaggle ficar com o titulo de Cruiserweitgh me deixou de cara, pensei em até matar os bookers da WWE, sempre gostei dessa gimmicks meio loucas, da mais graça pra luta-livre, se eu quisesse ver dois caras normais lutando, eu assistiria UFC.

Anônimo disse...

mais um post com a conotaçao !
TNA Rulez
WWE Sux
Sinceramente esse tipo de coisa ja ta virando birra parecida com aqueles mlknhos de ensino fundamental.
Fala serio vamo ve se muda o disco

Xandao_Dead disse...

Pra mim o Festus poderia muito bem ser tag champ com o jesse, era a dupla mais legal desses ultimos anos...mas a WWE só pisa na bola...

Boogeyman não é habilidoso? deu mole...

Goldust é um dos meus favoritos hoje na WWE!

Sou daquela época mágica, do indio, lixeiro, o milionário, o cobrador de impostos e do palhaço, e isso é que dá toda a graça ao Pro-Wrestling! Pena que na WWE parece que essa era acabou de vez...

Maneiro o texto!

Xandao_Dead disse...

The Lich eu comentei sobre a saída do Boogeyman!

http://getreadytorumble.wordpress.com/2009/03/28/espaco-dos-leitores-45%c2%ba-edicao-a-purificacao-da-wwe/

TheGuzzman disse...

Muito bom, gostaria de falar contigo. luisteixeira00@hotmail.com

Anônimo disse...

Oloco meu, os caras tugas querem roubar o maluco já...

Postar um comentário

Gostou do artigo?

Então comente!

Obs: Ofensas, divulgação inapropriada e palavreado chulo não será tolerado.

 

©2009 Are you ready to wrestling? | Todos os direitos reservados