25 de setembro de 2009

Olhar Crítico #7 - The time is now

Calma, não vou falar de John Cena, ou pelo menos neste momento não pretendo, porém não asseguro que não irei citar seu nome... Mas quem aqui já refletiu no impacto desta frase tão simples? Hoje, num momento de reflexão, eu pensei nela e aqui vai umas palavrinhas trocadas.

http://2.bp.blogspot.com/_H6WbGJSs7uc/SDtrrJ1ANpI/AAAAAAAAAQw/jALWM6X16AU/s400/eye.jpg

Como é de se esperar, todos aqui são fãs de lutas, logo então uma boa parcela também é fã de MMA, para quem conhece um pouco do esporte entende muito bem uma expressão comumente utilizada, o timing. Isto define um pouco aquela capacidade de derrubar o oponente na hora certa, saber trabalhar com o tempo e atacar justamente na hora em que o adversário está distraído, isto é timing... Como eu sei, nem todos aqui gostam de MMA, então não vou me prolongar no assunto, citei-o apenas para terem uma boa base do que irei me referir, obviamente, no wrestling. Se eu citar aqui casos ocorridos há 10, 20, mil anos atrás, não servirá de nada, principalmente para este tipo de assunto, pois há anos atrás TUDO era diferente, pra começar pelas calças, que mais pareciam macacões de jardineiros...

The Time!

No Wrestling, ou melhor, os fãs de wrestling comumente reclamam de certos casos de wrestlers estarem "minguando" a espera de um push, não precisa ser por um cinturão, mas pelo menos para receber algum destaque. Então vamos para o jogo, desta vez com 4 cartas nas mãos. Um push mal trabalhado pode acarretar em inúmeras demissões, mas não só isto, um wrestler desobediente que não sabe esperar, tem o mesmo fim de um wrestler "mal-pushado".

http://cdn0.sbnation.com/imported_assets/225895/gsp-takedown-2_medium.jpg
Quando menos espera...


Vamos "pushar" logo nossa primeira carta, e aqui temos um caso de push as avessas, que culminou numa situação deplorável, um push tão mal feito que este wrestler em 6 meses venceu Jimmy Wang Yang, disputou o título mais importante da empresa, e agora está vencendo wrestlers abaixo do status de Wang Yang, oras, claro que me refiro ao "Russo" Vladimir Kozlov. Seu mega push começou em meados de julho, ou antes, não lembro ao certo, só sei que ele fora mais um wrestler que estava batendo em jobbers, algo normal até aí... Com o passar dos tempos, ganhou até mesmo uma theme song, nossa, russos gostam de música? Pelo visto não, sua theme song não caiu bem no gosto popular... Mas bem, Kozlov recebeu um push exagerado, começou a ter uma streak de ser invencível, venceu wrestlers grandes, e quando digo grande, estou falando no sentido literal da palavra, Great Khali como exemplo. Kozlov faz o tipo de wrestler casca-grossa, o heel que estraçalha o oponente, mesmo depois de ele dizer "Chega!" E com este push astronômico, Kozlov foi parar até como capa do No Way Out... Foi quando tudo desandou, e por meio que uma maldição, depois de receber o pinfall, lá se foi o seu push junto... Revisar este fato é até fácil, tendo em vista que ele está em nossas memórias, porém, vamos estudá-lo um pouco. Qual foi o erro para este push ter sido um perfeito vôo de galinha?

Por mais que muitos joguem pedras em mim, Vladimir Kozlov não é um mau wrestler, não vou dizer que a WWE o limita, apenas digo que o seu personagem o limita. Para o seu porte físico, sua aparência, e tudo mais, ele não faz o tipo de cara que entreterá o povo com golpes arriscados, mas sim criando a expectativa de levar uma boa surra... Sendo assim, a WWE investiu no cara, deu um push gigantesco, o colocou no Main Event, mesmo que remotamente - no máximo 2 meses -, e depois disto... Ele aplicou seu primeiro golpe arriscado, não durante uma, mas sim na carreira, subiu na escada, foi pegar o cinturão de campeão, mas alguém o empurrou, e Kozlov foi rebaixado para a "terceira divisão" da WWE, mais conhecida como ECW - Aliás, tanto a ECW quanto a terceirona, ambas têm estado com mais emoção do que a primeira, hein? O main event não muda mais, São Paulo, Inter, Randy Orton, John Cena...

http://images.buddytv.com/usrimages/usr100040129/100040129_d8d5de79-0978-4dd5-967e-7d174d37c42b-vladimir-kozlov.jpg
A casa caiu play.


Ok, voltando a falar do ringue... Nós temos em mente que este push de Kozlov foi um desastre, e agora vai apanhar um pouquinho até receber um bom push novamente.... Mas agora que já analizei esta carta, aguardemos um momento e vamos para a segunda, não se preocupe, logo mais voltamos nela.

Em contrapartida, sempre em contrapartida, temos o outro push, não tão gigantesco, porém como diz o velho ditado, quanto maior o tamanho, maior a queda. Neste push, o wrestler em questão passou por um bom tempo na ECW, protagonizou uma rivalidade com Tommy Dreamer, mas depois foi "rebaixado" para a segunda divisão, a de Tag Teams... E ele foi tão bem nesta divisão, que fez o que os especialistas no assunto diriam ser impossível, ele reacendeu a chama que nela existe, criando assim um pouco de esperança nela. Porém, como em toda dupla, sempre um fica ofuscado... Alguém aqui se importa com o Luigi? Não, o legal mesmo é o Mário... Derrepente a piada do armário signifique mais para nós do que imaginamos... E assim foi com Morrison, que então se desprendeu da tag team, mas não foi jogado de lado, e o super-estimado pelos fãs como novo Heart Break Kid ganhou um push bem trabalhado, e 5 meses depois conseguiu sagrar-se como campeão intercontinental - todo bom campeão tem que ter uma pitada de sorte, é assim com todos, e sempre foi -, e graças a Rey, Morrison conseguiu um espaço pelo ouro...

Apesar de muitos falarem que o Intercontinental Title está desvalorizado - não, não este ano, Jericho Save_IC -, Morrison está com um título de midcard, que apesar de não ser muito prestigiado pelos fãs, não é nada mais do que o cinturão que esteve com Steve Austin, The Rock, entre outros. O que poderia acarretar numa queda neste seu push? Talvez um pouco das drogas - dorgas mano - possa fazer isto, mas ele é galã, e galãs não usam drogas, né Fábio Assunção? Então... Um push como este, que diferentemente do citado anteriormente, não é algo que o encabece como o Main Event da próxima WrestleMania, ou O Invencível, mas que o credibiliza a cada show que passa como O Wrestler. O que deu certo para com este push? Simples, disciplina. Wrestlers que estão na WWE não pensam em trabalhar em dupla, não neste momento, pois o que dá status é vencer sozinho, e ter o título mundial, mas poucos foram obedientes como ele, e agora desfrutam um pouco do ouro...

http://2.bp.blogspot.com/_GcrsVqbjebc/Soc5JHnE3II/AAAAAAAAASM/SzoQAImZjI0/s320/gts

Neste jogo, tem também uma carta curiosa, esta já se remete a um eterno push... Ok, eterno não, pois ele já é Main Eventer, mas aquilo que CM Punk teve foi o quê? Um mero push? Longe disto, o cara foi campeão da ECW, conquistou a Money In The Bank Ladder Match, foi campeão mundial, campeão de duplas, campeão intercontinental, títulos é o que não falta, e ainda assim como se não bastasse, conquistou novamente a MITB, e teve este caminho que está tendo agora, feud com Jeff, "treta" com Undertaker, e logo mais uma Hell In A Cell... O problema de estudar o push de CM Punk é que ele entra em contradição com os dois casos já citados, num eu falei do exagero de push, noutro eu falei sobre a obediência, mas então, qual é o caso de CM Punk? Seria um mix de talento com sorte?

Na verdade, este é um caso difícil de se explicar, CM Punk é muito habilidoso no ringue, disto não há contestação, mas o seu diferencial de Vladimir Kozlov - eu disse que o citaria novamente - é que CM Punk já nasceu com o sangue de Main Eventer. Acompanhando alguns vídeos seus na Ring of Honor, CM Punk não era um rés wrestler do circuito independente que apenas faz spots... E isto foi fundamental para que a equipe criativa da WWE o tenha em plena confiança. CM Punk também soube como responder ao push, afinal de contas, do que adianta colocar a ficha na máquina, e ela não funcionar? Na certa você não voltará mais a utilizá-la, certo? Dito e feito, Punk mesmo com um curto reinado mundial, não ficou ofuscado quando no midcard, quem não se lembra da fantástica luta contra Rey Mysterio no Armageddon?

Temos ainda mais uma carta nesta mão, e ela deve ser analisada. Este caso abrange perfeitamente uma grande massa de wrestlers que já passaram pela WWE, e pela nossa sorte, é recente. Pensem num cara que é bom no ringue, sabe lutar, é bom com microfone, e subiu para um "up-mid card" rapidamente, para não dizer Main Event - até porque, quando isto ocorreu, não asseguro-lhe que aquilo fora mesmo uma luta de main eventers. Para quem ainda não entendeu, estou falando de Brian Kendrick. Citar sua tag team com Paul London não se faz necessário, apenas quero falar de seu último push, mais precisamente no SmackDown!. Ele ocorreu de forma rápida também, e por ironia do destino, tinha como manager Ezekiel Jackson - que agora atua junto de outro wrestler que teve push relâmpago -, Kendrick não decepcionou no ringue, porém mostoru a todos como ser um idiota. Agora pense você, na maior empresa do mundo, recebendo a chance da sua vida, lutando contra Triple H, um ícone do wrestling, e você prefere por tudo a perder para manter-se no maldito vício? É, está certo que o termo "vício" quebra algumas possíveis respostas, porém é algo que não entra na minha mente.

http://ehtudonosso.files.wordpress.com/2009/07/dorgas1.jpg

Não só Kendrick, como inumeros outros wrestler têm seus pushs quebrados devido a um vício, poucos terão a mesma sorte que Jeff Hardy teve - aliás, seu push enjoou com o tempo. Aliás, o caso de Jeff, é que este push já estava programado por um boooom tempo... Mas tenho certeza que muitos têm o mesmo fim de Jeff... You're fired!

Passando-se os quatro casos, alguns ficaram de fora, como o exemplo de R-Truth, que entrou gritando seu "what's up?", e no final das contas é o "what's down?"... Mas R-Truth é a exceção da regra, e por mais que eu tente estudá-lo, falta-me informações para saber o que fez com que os bookers interrompessem tal push.

Pois bem, finalizando esta jogada, o wrestler para ser bem sucedido nos seus negócios, ele tem que ter o timing certo para ser campeão, muitos dizem agora que Christian já deve estar de saco cheio de ser campeão da ECW, mas Christian está esperando o tempo certo para atacar e pegar o seu cinturão mundial, junto dele estava Jack Swagger e Evan Bourne, bem, Swagger e Bourne não estão com nenhum cinturão em mãos, e Christian, pelo contrário, é campeão. O campeão não é só aquele que vence no ringue, mas sim aquele que sabe como ser e sabe como se portar como campeão, na luta, não basta saber dar socos e chutes, sem o timing certo, tudo vai pro buraco. Kozlov avançou com tudo, e foi o épico caso de errar o soco e ser nocauteado, Morrison por sua vez, esperou o adversário se cansar, e está tentando uma submissão para vencer a luta, Kendrick desistiu só de olhar pro oponente, CM Punk foi o caso contrário, e atacou, mas isto porque ele É UM CAMPEÃO! E aqui termina este meu olhar crítico, espero olhar alguns comentários aí... :D

Obs: Alguns wrestlers citados já possuíram outros pushes, porém não o decisivo.
Obs²: Dependendo da minha sonolência, o próximo seja parecido, mas falando dos wrestlers da TNA! :D

Frase da semana: Cavalheiro são os gays, que preferem ser fudidos do que fuderem as mulheres.

Imagem do dia: Qual a melhor?

http://tenso.blog.br/wp-content/2009/04/dorgas.jpg

Ou...

http://soniics.files.wordpress.com/2009/05/dorgas.jpg

Ps: Não me contive, quando estava escolhendo as fotos para relacionar dom "dorgas", vi tantas, que tive que colocar estas duas aqui também.

E até semana que vem.

5 comentários:

Anônimo disse...

Mto não, nao sei o que ficou melhor, se foi o texto, ou mistura de bom texto com humor. Eu ri muito das imagens, e nao deixo de concordar com o que vc disse

Lucas disse...

Aí, ficou legal, e em certas partes bem engraçado o texto.
É bom a falar sobre isso e fazer algumas pessoas entenderem o por que de certo wrestler ter perdido push, vc achou quatro casos que ilustram bem as situações.
Kozlov foi rápido e mal bookado, voltou a estaca zero.
Moriison tá sendo devagar, bem bookado,e com certeza vai se dar bem.
Punk foi devagar, porém bookaram mal o primeiro reinado mundial, mas aí, ele já tinha a base, então foi só voltar um pouco na estrada e começar de novo.
E o Kendrick só foi idiota mesmo.

E a imagem mais engraçada foi a do texto mesmo, dos cachorrinho pulando a cerca, hauahauhauahu.
Mas então, faz um da TNA também nesse estilo, ficou muito bom.

Robson "War Machine" disse...

muito legal!tanto o txt quanto as fotos dos dogs maloqueiros!!!!!!!lol

Lucas disse...

bom texto !

Anônimo disse...

vai dormir mano que porcaria de cronica

Postar um comentário

Gostou do artigo?

Então comente!

Obs: Ofensas, divulgação inapropriada e palavreado chulo não será tolerado.

 

©2009 Are you ready to wrestling? | Todos os direitos reservados