30 de agosto de 2009

UFC 102 - Couture vs Nogueira

Eu sei que muitos por aqui possuem vontade de conhecer um pouco mais de MMA, então nada mais justo do que eu vos apresentar um review meio comentado, meio analisado, do mais recente pay-per-view do UFC. Com um mega main event, e outras lutas interessantes.

Há poucos minutos estava numa conversa de msn com um colega, e ele me disse que não gosta de MMA, paralelamente conversa com uma colega que dizia que gosta de MMA, não tanto quanto wrestling, então eu já entendi como são os fãs de wrestling em relação ao MMA... Bem, vamos de imediato as regras do UFC.

-> Lutas que não valem o cinturão possuem 3 rounds, cada um deles com duração de 5 minutos.
-> Lutas valendo cinturão possuem 5 rounds, cada um deles com duração de 5 minutos.
-> Não vale os golpes baixos...
-> A luta termina por desistência (submission), nocaute (técnico ou direto), sem contestação (lesões durante o combate).
-> Caso a luta não acabe até o fim do último round, o combate é julgado por três juizes de luta, que lançam suas notas, a decisão pode ser unânime, ou pela maioria.

É importante também que vocês conheçam os atuais campeões... Eles são dividos por categorias, peso leve (até 70 kg), meio-médio (até 77 kg), médio (até 84 kg), meio-pesado (até 93 kg), pesado (até 120 kg). Os atuais campeões, respectivamente são: B.J. Penn, Georges St. Pierre, Anderson Silva, Lyoto Machida, Brock Lesnar. Numa pequena introdução ao estilo de lutar de cada um deles:

B.J. Penn: É mais voltado para a parte técnica, estuda seu adversário e ataca na hora certa, tem uma boa resistência.

Georges St. Pierre: Um monstro no que diz respeito a quedas, sabe derrubar o oponente como ninguém, e quando chega no chão... A festa é sua, a vantagem nisto é que se levar seus combates para o último round, é certo de vencer por decisão dos juizes.

Anderson Silva: Ultimamente tem se especializado em levar a luta para o último round e ficar dominando o combate e vencer por decisão dos juízes... Mas também possui um ground 4 pound incrível, e uma ótima trocação, mostrou que sabe dar show no UFC 101...

Lyoto Machida: Este é o Karateca brasileiro de maior sucesso, recentemente venceu Thiago Silva, uma luta que define seu estilo, estudou o adversário e quando viu a oportunidade o atacou com todo vigor. É leve, e seu soco é certeiro.

Brock Lesnar: É a máquina de matar, para vencer ele, apenas o pegando cru no chão... Ou seja, quando ele não sabia muito de como lutar no solo, ter a boa base de jiu-jitsu, mas hoje em dia isto já não é tão possível, e estáse tornando impossível de vencê-lo. Talvez, só Fedor possa o deter (assunto para outro dia).

Bem, agora que vocês já conhecem os campeões, vamos a um "review" digamos assim, eu vi o show há 1 hora, então tem detalhes que não me lembro tão bem... Mas é o suficiente para você ter idéia de como foi o show. (Em breve os vídeos disponibilizados)
Obs: Durante a transmissão do pay-per-view, como algumas lutas terminam mais rápido do que o previsto, eles exibem algumas lutas de undercard (que não são televisionadas, apenas nesta ocasião), algumas foram exibidas, mas não as citarei, pois nem adianta de mutia coisa...

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/a/ad/Ufc_102_poster.png/200px-Ufc_102_poster.png

Matt Hamill vs. Brandon Vera




A primeira luta transmitida do show - existem as lutas de undercard (que seria as dark matches) -, o combate foi muito morno, eles ficaram boa parte do tempo se estudando, trocaram socos, momentos foram pro chão, noutros seguiram de pé, mas nada de muito especial, e até entediante, porém Brandon Vera ficou por cima por mais vezes, conseguindo estabilizar seu oponente, o que lhe assegurou bons pontos para os juízes... Ambos levaram a luta até o final do terceiro round, aliás, no final é que foram inventar de trocar socos decentemente, mas não dava mais tempo, ficou em evidência o resultado.

Resultado: Brandon Vera venceu por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27).
Avaliação: *1/2

Demian Maia vs. Nate Marquardt




O brasileiro Demian Maia tendo a sua oportunidade de lutar contra Marquardt, o vencedor irá ter uma oportunidade contra Anderson Silva... A luta foi bem simples, Maia tentou um soco, mas passou no branco, Nate apenas encaixou a mão no queixo, e Demian Maia desmontou no chão... He's over! A luta teve 21 segundos.

Resultado: Nate Marquardt venceu por nocaute
Avaliação: DUD

Chris Leben vs. Jake Rosholt





Aqui já um combate bem melhor que os outros dois anteriores, Jake é um grande wrestler olímpico americano, e invés de seguir a carreira olimpica foi para o UFC, e esta é sua primeira luta. Quando bati o olho em Jake já senti firmeza... Mas Chris Leben quis me provar o contrário, e durante dois rounds ele seguiu "dominando" praticamente, com bons golpes, Jake também teve seus momentos, mas sua inexperiência falou mais alto e deixou inúmeras boas oportunidades de encaixar submissões passarem batidas. A luta chegou no terceiro round, Jake levando a melhor, conseguiu derrubar Chris, e encaixou um triângulo de braço, e Chris bateu... O detalhe fica para o juiz da luta que não viu Chris batendo, e Jake continuou até que depois de um certo tempo o juiz os soltou... O destaque fica para Chris inconciente no ringue, tremendo-se como um pássaro morto... Foi preocupante... E foi uma boa luta.

Resultado: Jake Rosholt venceu por submissão, no terceiro round, aos 1:20, por um triângulo de braço.
Avaliação: **3/4, foi boa a luta. Vale a pena ver...

Keith Jardine vs. Thiago Silva





Este combate foi até consideravelmente rápido, Thiago Silva estudou seu oponente, trocaram rápidos golpes, e depois Thiago levou a vantagem, e acertou bons socos, e como isto não é pro-wrestling, Keith logo caiu nocauteado.

Resultado: Thiago Silva venceu por nocaute aos 1:35 do primeiro round.
Avaliação: *1/2, muito rápida...

Randy Couture vs. Antonio Rodrigo “Minotauro” Nogueira





Aqui estamos com o Main Event da noite... O primeiro round começou incrivelmente incrível, não tem como não dar destaque para a brutal troca de socos entre Minotauro e Couture, e foram socos que pegaram no queixo, na face, e eles continuaram de pé, teve um momento em que Minotauro derrubou Couture, partiu rapidamente para um gatagatami (um tipo de submissão), e milagrosamente, depois de muito esforço, Randy Couture conseguiu escapar. Com a luta de pé, trocaram socos, novamente, e linda troca de socos, sendo que Couture levou a vantagem, conseguindo jogar Minotauro pro lado da grade, apenas na troca de socos... Foi incrível, o público ficou de pé, e eu entorpecido também, e o round acabou... Depois fomos para o segundo round, aquele que eu pensei que fosse ser morno, devido a energia do primeiro, mas me enganei, foi outro round brutal, incrível troca de socos, desta vez Minotauro levou a melhor e conseguiu derrubar Couture, Minotauro chegou a aplicar um triângulo de braço em Couture, detalhe que Couture botou as mãos no chão como quem fosse anunciar tap-out, e tirou forças do além e conseguiu escapar da submissão, porém ficou por baixo de Minotauro, que seguiu com inúmeros socos, e Couture aguentou todos eles e ainda conseguiu com muito esforço sair da ingrata posição... E depois de toda esta energia, acabou-se o segundo round... Pronto, pensei eu, o terceiro round não tem como eles manterem o ritmo, então será compreensível que eles fiquem apenas no jogo mole... Bem, de certa forma ficaram, mas até o jogo mole deles foi lindo, começou com Minotauro levando a vantagem, e conseguiu rapidamente fazer o que Couture sempre fizera, pressionou seu adversário na grade do octógono... Minotauro trabalhou com o peso, e teve um momento em que ele distribuiu pra mais de 10 socos na cara de Couture, e o homem foi incrível e não foi nocauteado... Depois de muito esforço, Couture conseguiu sair da posiçaõ de ser dominado, e foi pra cima, mas Minotauro o estabilizou, e infelizmente foi segurando por meio minuto terminando a luta...

Resultado: Rodrigo "Minotauro" Nogueira venceu por decisão unânie (30-27, 30-27, 29-28).
Avaliação: ****3/4, simplesmente lutaça, o que faltou para ser 5* foi o final que se fosse na trocação, seria 5* fácil...

Opinião sobre o evento:
Eu sei que nem muitos são fãs de MMA, nem muitos entendem o que eu estou falando aqui, mas bem, eu indico para vocês o Main Event, foi um show, Minotauro que depois do fracasso na luta contra Frank Mir, deixou bem claro que quer lutar contra Brock Lesnar. Randy Couture, mesmo com seus 46 anos dá um show de luta, é incrível como este cara luta. Enfim, recomendo o M.E., os outros combates, talvez a de Jake contra Chris, caso você goste de algo estilo briga de bar. Enfim, espero que gostem da iniciativa!

2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu por ter informado os resultados das lutas, após não ter conseguido assistir o evento no dia anterior corri pra net para saber como foi, e consegui encontrar aqui!

Anônimo disse...

Valeu amigo,sua cobertura sobre a luta de minotauro foi excelente, obrigado pelo informativo, vou continuar procurando o video daa luta, valeu.

Postar um comentário

Gostou do artigo?

Então comente!

Obs: Ofensas, divulgação inapropriada e palavreado chulo não será tolerado.

 

©2009 Are you ready to wrestling? | Todos os direitos reservados