29 de agosto de 2009

A Lenda #7 - The Fabulous Freebirds.

Voltamos aqui a mais uma edição do quadro, "A Lenda", onde eu vos mostrarei tudo sobre as grandes lendas do wrestling, já passaram grandes nomes por aqui, e ainda continuarão a passar, muitos desconhecidos pela maioria, e agora vamos a mais um nome, ou melhor, dois juntos em um só, falarei dos The Fabulous Freebirds, entenda na continuação do post.

http://www.onlineworldofwrestling.com/pictures/f/freebirds/01.jpg

No recente dvd de tag teams da WWE podemos ter esta noção, se vocês bem repararem, o grande período das tag teams do wrestling foi nos anos 80, que foi a época de explosão do wrestling nos Estados Unidos, daí começaram a nascer nomes como os Road Warriors, Hart Foundation, entre outros. Um dentre estes outros é os The Fabulous Freebirds, uma das mais famosas tag teams da época, composta por Michael Hayes, Terry Gordy, e Buddy Roberts... Os Freebirds não foram só mais uma tag team de talento - pois assim existem a lotes -, mas além de cruzarem o oceano e dominarem praticamente o mundo, eles foram os mais inovadores na história do wrestling. Primeiramente, vamos a um fato que sempre nos perturba um pouco... Vocês não acham chato numa tag team entrar primeiramente um wrestler, e depois o outro? Não fica aquele clima de "Ah! Eles nem são tão unidos para entrarem juntos...", todos gostam mais da entrada com estilo de uma tag team, mas sabem quem começou tudo isto? Sim, foram os Freebirds! Eles foram a primeira tag team a ter música de entrada exclusivamente para a tag team, e uma entrada em conjunto, a primeira theme song foi um clássico de Lynyrd Skynyrd, e depois Badstreet USA, uma música que Haymes escreveu e cantou. Mas não é só usar uma theme song que os tornou inovadores, se bem perceberam, eu citei três nomes nesta tag team, ou seja, eles foram a primeira tag team a usar mais de um wrestler, e esta vantagem em números era constanemente utilizada em seus combates a base heel.

http://www.onlineworldofwrestling.com/pictures/f/freebirds/03.jpg

Claro que eles não começaram já com os três wrestlers, pois o padrão de tag team é de ser uma dupla, mas não se colocava a regra "Só é permitido tag team com 2 wrestlers", os Freebirds inicialmente eram Hayes e Gordy, que começaram em Mid South... Tempos depois eles foram para a Georgia, onde conquistaram o primeiro cinturão como tag team, o Georgia Tag Team Title, logo na sua primeira noite naquele teirrotório. Então, logo depois Roberts se juntou ao time, e junto a ele criou-se o Freebird Rule, que significava que todos os três wrestlers eram reconhecidos como campeões, e dois deles poderiam defender o título durante a noite, para então os oponentes ficarem iguais no número, mas claro, o terceiro sempre ficava de fora ajudando... O grupo foi indo muito bem, obrigado, até que depois que perderam o título, Gordy e Hayes dispensaram Roberts, e seguiram por um ano lutando para recuperar o título... Coitado do Roberts, pois depois que conquistaram o segundo título, logo foram para a World Class Championship Wrestling, onde eles conseguiram o push de suas vidas.

Vamos por partes, ali, em 1982, Michaels Hayes chegou sendo um referee da cage match entre Kevin Von Erich vs Ric Flair pelo NWA World Title. Durante a luta, Hayes bateu em Flair, e tentou pegar o título de Von Erich - que venceu, obviamente - mas Von Erich se recusou, e ali começou a rivalidade entre ambos, Von Erich se recusou a agradecer pela ajuda, e então começou a enorme rivalidade entre Von Erich e os Freebirds, a esta época Roberts os acompanhou... Aê Roberts... Esta rivalidade durou por anos, tá, nem tanto, mas foram longos anos, esta é considerada a maior rivalidade, e mais famosa também da história do wrestling do Texas (WCCW era no Texas, que fique bem claro). E por anos a vitória sorriu para um lado, e depois para o outro, mas em 85 os Freebirds conseguiram mais uma nova rota, e partiram de Dallas...

http://www.onlineworldofwrestling.com/pictures/f/freebirds/22.jpg

E eles rodaram, rodaram, e rodaram, e como todos sabem, a Terra é redonda, então voltaram para onde tudo começou, Mid South, onde foram para a UWF, uma federação que começava a ganhar destaque por aquelas redondezas. Roberts conquistou o UWF TV Title, e Gordy se tornou o primeiro UWF World Champion. Mas este destaque da carreira deles não foi muito duradouro, e logo voltaram para Dallas, onde recomeçaram a rivalidade com Von Erich, mas desta fez a rivalidade já não tinha o mesmo brilho de como antes já teve, mas isto é até compreensível, então para isto era necessário criar novos adereços a rivalidade, e então que seja, Hayes e Gordy se separaram, e Hayes se aliou a Von Erich, então as coisas começaram a ficar mais pomposas, porém um tempo depois Roberts se retirou, e aos poucos a rivalidade foi acabando... E não passou muito tempo Hayes se juntou a Steve Coz várias vezes, sendo os Samoan Swat Team, conquistando o título de Tag Team quando tinham oportunidade... Esta fase durou até 1988...

Em 1989, Hayes fez seu face turn, e seguiu sozinho na NWA, começando a criar uma reputação longe dos Freebirds. Porém quem sabe ser heel, e já foi heel, volta a ser heel, e Hayes não foi diferente, voltando a ser heel depois de desafiar Let Luger pelo cinturão americano após fazer um combate em dupla com Luger... Hayes sempre foi visto como um wrestler de tag team, suas qualidades como "single wrestler" eram questionáveis, e não foi visto como uma série ameaça para Luger, mas ainda assim com a ajuda de Terry Gordy - eles se separaram, andaram, brigaram, mas sempre viveram juntos - Hayes conquistou o título americano no Music City Showdown. Porém, semanas mais tarde Luger recuperou o cinturão, e os Freebirds voaram livremente para outros planos.

http://www.onlineworldofwrestling.com/pictures/f/freebirds/04.jpg

Bem, como vocês se lembram que eu já citei, Roberts se retirou do wrestling, e os Freebirds eram conhecidos como o time de três wrestlers, então eles colocaram um terceiro elemento, que ficou por lá por bastante tempo, e este foi Jimmy Garvin. Desde o começo quando Garvin entrou pro time - graças a Hayes - Gordy olhava para ele com desconfiança, como um estranho, mas antes da rivalidade começar, Garvin saiu do time e foi para o Japão, deixando os Freebirds na sua escalação original, desde os primórdios. E agora vem o topo da tag team, foi quando eles participaram de um torneio pelo NWA Tag Team Title, e o conquistaram, e no ano seguinte repetiram o mesmo feito.

Eu diria que nos anos 80 pertenceu aos Freebirds, mas quando mudaram de década, e chegaram ali pelos anos 90 as coisas já não eram tão iguais, claro que o rigor físico não seria o mesmo, mas digo o brilho da dupla em si. Terry Gordy depois foi para o Japão, fazendo tag com Steve Williams, e Hayes e Garvin foram rebaixados a comediantes do ringue... Trilharam uma boa carreira, para depois serem debaixados, a ponto de deixarem de existir, quando Garvin se juntou a Johny B. Badd, no Superbrawl IV, e Hayes logo se retirou dos ringues, e foi se tornar announcer na WWF. Mas neste mesmo triste ano de 94, Gordy e Garvin ainda fizeram uma reaparição no Texas, conquistando o título de tag teams da GWF, uma federação que estav com inúmeros problemas financeiros, e acabou falindo, tendo Gordy e Garvin como os últimos campeões. E para continuar a má fase, os Freebirds foram para Dallas, e a federação de lá também faliu, mas junto os Freebirds finalizaram o seu legado, não como deveriam, mas como deu.

Bem, hoje Terry Gordy está morto, Roberts e Garvin andam por aí, e Hayes vocês acompanham suas obras todas sextas-feiras, pois atualmente é um dos bookers do SmackDown!. Os Freebirds deixaram sua marca no wrestling, isto é inegável, infelizmente nem todos o conhecem, mas assim é a vida. Tiveram um final não muito honroso, mas como disse, assim é a vida, porém se não fosse por eles, muitas coisas hoje estariam consideravelmente atrasadas no que diz respeito a tag team, e muitos conceitos poderiam até não existir. A importância destes três homens para o mundo do wrestling é inegável, tem-se que respeitá-los, e nada melhor do que citá-los aqui neste artigo, onde já esteve presente El Santo, Gory Guerrero, entre outros nomes, e muitos outros estão por vir.

http://www.onlineworldofwrestling.com/pictures/f/freebirds/07.jpg

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do artigo?

Então comente!

Obs: Ofensas, divulgação inapropriada e palavreado chulo não será tolerado.

 

©2009 Are you ready to wrestling? | Todos os direitos reservados