28 de agosto de 2009

War's Words #1 - The Innovators of Wrestling Moves

Olá a todos do blog, eu sou o Felipe Kenob - Fãs de Star Wars sabem -Eu irei relatar aqui os criadores de golpes que fazem tanto sucesso no mundo do wrestling de imadiato, mas depois falarei de outras coisas, veja na continuação o resto do meu primeiro artigo.


Tentarei postar uma edição a cada Sexta, a partir de hoje.
Estarei postando cinco golpes a cada edição, essa conterá 10.

http://img194.imageshack.us/img194/2184/starwarslogo6.gif


Créditos ao meu amigo Raphael por ter me ajudado, e ao Dogeat, por ter achado uns vídeos para mim.

Moonsault
Criado por Mando Guerrero

Moonsault é um golpe onde quem o executa sobe em cima do TunrBuckle, e faz um mortal para trás (BackFlip) caindo de bruços sobre o oponente. O nome se deve a semelhança do movimento do corpo com o de uma Lua Crescente. Golpe criado por Mando Guerrero (Filho do lendário Gory Guerrero). A popularização mundial do golpe deve-se á Keiji Mutoh, que começou a usar-lo no Japão, enquanto nos Estados Unidos quem o usava era Lanny Poffo mesmo antes de Mutoh ir para lá. Hoje em dia o golpe faz parte do move-set de muitos wrestlers, até mesmo de heavyweights (Ex: Vader). O golpe pode acarretar algumas lesões no joelho, se usado frequentemente, fazendo com que o wrestler fique quase incapacitado de utilizar-lo novamente. Caso que ocorreu com Mutoh, hoje em dia usa o golpe muito raramente, apenas em ocasiões de grande porte (Mesmo sendo perigoso para a sua carreira).



Sasori-Gatame
Criado por Mitsuo Yoshida (Riki Choshu)

Sasori-Gatame, mais conhecido como Sharpshooter, o golpe é executado pegando as pernas do oponente (que está deitado) e crusando sua perna nas duas do ponente, e vira-o fazendo com que ele fique de bruços no chão, segurando as pernas de seu oponente; o quanto mais forçar fizer, mais as costas do oponente será compactada, causando-lhe muita dor (Outras variações, fazem preçsão nas pernas). O golpe foi criado pelo koreno japonês Mitsuo Yoshida (Conhecido como Riki Choshu); a tradução do nome quer dizer Scorpion Hold. O golpe veio a ficar famoso pelos wrestlers Sting e Bret Hart. Ambos usavam/usam o golpe como finisher, Sting adotou o nome de Scorpion DeathLock (Similar ao nome original) e Bret Hart o usava como Sharpshooter. Sting popularizou o golpe nos Estados Unidos, e Bret Hart popularizou o nome.




Enzuigiri
Criado por Antonio Inoki

Enzuigiri é um golpe onde quem o executa, pula e acerta um chute de lado que acerta a parte de trás cabeça do oponente. Muitas vezes é usado como reversal. O termo Enzui em japonês significa "Medulla Oblongata", e Giri "Para Cortar"; isso é o efeito que o golpe propõe. eralmente o golpe é usado por wrestlers lightweight e/ou aqueles que tem uma gimmick ou estilo de artes marciais.





Toque Tapatio
Criado por Alfonso Dantés

Criado pelo respeitavel Alfonso Dantés, Toque Tapatio é um golpe onde quem o executa, fica atrás do oponente, pega os seus dois braços pelo lado, precionando a mão contra a parte superior das costas do oponente, jogando-o para trás. O golpe foi popularizado por Satoru Sayama o Tiger Mask Original.



Figure Four Grapevine
Criado por Boddy Rogers

Figure Four Grapevine ou mais conhecido como Figure Four LegLock, foi criado pelo verdadeiro Nature Boy, Buddy Rogers. O golpe é usado quando o adversário está caido virado para cima, quem o executa entrelaça as suas pernas contra a de seu oponente formando um 4 (Por isso o nome), então aplica força em sua perna, causando dor na perna do adversário. Golpe que faz parte do move-set de muitas lendas, entre elas Ric Flair, Ricky Steamboat, Jushin Liger e Shawn Michaels.



Crippler Crossface
Criado Por Dean Malenko

Quando se ouve falar esse nome "Crippler Crossface", muitos se lembram de Chris Benoit, o golpe ficou super popular sendo usado por ele como finisher. Mas quem inventou realmente o golpe foi seu amigo "Man of 1.001 Holds" Dean Malenko; Malenko foi quem o criou mas não chegou a incluir-lo no seu move-set, então Benoit começou a usar-lo. O golpe é executado pegando um dos braços do oponente, e crusando suaa pernar nele, depois coloca as duas mãos na frente da cabeça do oponente, e começa a puxar com força.



Bear Hug
Criado por Georg Hackenschmidt

Esse golpe muito comum hoje em dia, e muito usado por powerhouses, foi criado por volto do final de 1800 por um dos pioneiros do pro-wrestling nos Estados Unidos, Georg Hackenschmidt.
O movimento conciste em "abraçar" o oponente pela frente com muita força, alguns levantam o oponente, deixando-o sem apoio no chão; golpe simples mas que já custou uma luta para o lendário Hulk Hogan.




Diving Headbutt

Criado por Harley Race

Mais um golpe que nos lembra de Chris Benoit, dessa vez um golpe aéreo, que conciste em subir na terceira corda e pular de cabeça no oponente.O golpe surgiu sem querer, quando Harley Race subia nas cordas para acertar um golpe em seu oponente, ele escorregou e caiu de cabeça sobre ele, o público vibrou, e então ele passou a usar-lo no seu move-set. O golpe era muito usado por Dynamite Kid, que o popularizou, e posteriormente por Chris Benoit que era um grande fan do Dynamite.
Segundo Harley Race, ele diz que não gostaria de ter criado o golpe nunca, visto que ele provoca algumas lesões na espinha e no cérebro; ele também diz que o motivo de algumas lesões que deixaram Dynamite Kid nas condições que se encontra, foram causadas pelo uso do golpe, além também de algumas lesões no cérebro de Chris Benoit.



Superplex
Criado por Dynamite Kid

O nome vem da junção de "Super" e "Suplex", "Super" devido a altura em que o golpe é executado, dois wrestlers sobem em cima do turnbuckle e um deles executa um suplex, geralmente é o tradicional Vertical Suplex. Nem todos os tipos de suplex podem ser executados de cima do turnbuckle. Um momento muito famoso proporcionado pelo golpe, foi em 2003 no SmackDown!, quando Brock Lesnar aplicou um Superplex no Big Show, fazendo o ringue quebrar. Golpe originou-se da lenda Dynamite Kid, embora fosse um grande wrestler, quem o popularizou nos Estados Unidos foram Bob Orton e Barry Windham.



Shining Wizard
Criado por Keiji Mutoh

Um golpe criado pela lenda japonesa Keiji Mutoh (The Great Muta). O golpe foi usado pela primeira vez quando Mutoh retornou para a New Japan no dia 18 de Março de 2001, apartir dai, o golpe ficou famoso no Pacifico, sendo usado por Mutoh, seus amigos, rivais, e fans. O golpe já ganhou o "Best Wrestling Maneuver" em 2001 pela Wrestling Observer Newsletter . O movimento é feito quando o adversário está ajoelhado, então quem o executa corre em direção a ele, pulando e acertando um chute com um dos joelhos ou canela. Algumas variações existem usando um running enzugiri, usada por Hurricane Helms.




Obs: Você pode já ter visto alguns trechos em outros lugares, não é só mera coincidência, eu usei alguns outros lugares como fonte.



2 comentários:

robson disse...

muito bom!

Anônimo disse...

bacana

Postar um comentário

Gostou do artigo?

Então comente!

Obs: Ofensas, divulgação inapropriada e palavreado chulo não será tolerado.

 

©2009 Are you ready to wrestling? | Todos os direitos reservados