30 de agosto de 2009

A Caça #3 - Grande magia dos anos 80.

Muitos devem se perguntar sobre como eram as promos nos anos 80, afinal dos vídeos que temos disponíveis a grande maioria se remete aos anos 90 ou lutas dos anos 80... Leia a continuação e veja algo um pouco raro...


Como vocês podem ver, eu faço os artigos referente as lendas do wrestling, para fazer estes artigos eu faço uma série de buscas, é biografias, é reviews, é lutas, é tudo. E com isto sempre encontro por aí a fora vídeos perdidos de promos, lutas, e sempre os assisto com um enorme prazer. Dia desses me perguntaram como era as promos dos anos 80, eu não sabia nem o que responder, pois é um material muito escasso, mas eis aqui minha resposta...

É de conhecimento geral de todos que hoje em dia o wrestler que é bom com o microfone faz sucesso, mas isto não é de hoje, ou vocês acham que nunca houve casos de wrestlers com qualidade que foram passados pra trás por causa das habilidades com o microfone... Eu diria que foi nos anos 80 que isto começou, com sucesso de Hogan entre outros, este aspecto começou a ser melhor trabalhado... Claro, nos anos 70 também tínhamos promos, mas não tão bem trabalhadas quanto a partir desta geração que revolucionou o wrestling, o BOOM dos anos 80... Bem, existem casos recentes de wrestlers que são ótimos no ringue, mas com o microfone falham... Benoit, Shelton, Swagger... Eu compreendo isto, para um cara ser bom com o microfone, ele deve cosneguir vender seu caráter, sua gimmick, e ainda seus sentimentos para uma rivalidade, isto não é uma tarefa muito fácil, e a seguir uma relação dos 10+ dos anos 80 que foram capaz disto, e com perfeição.




Ric Flair: Muitos não conhecem um terço das duas habilidades no microfone, vários confundem a voz com mic skill... A voz do Flair não é muito legal mesmo, mas isto não é mic skill, aliás, nem deveria ter citado isto... Ric Flair além de ser 15 vezes campeão mundial, também tem um grande legado com o microfone, que revolucionou época, enquanto era campeão da NWA e viajava por aí com o cinturão, Flair fazia inúmeras promos criando um clima para seus combates, desafiando várias estrelas daquela época de forma maravilhosa. Uma de suas frases mais marcantes era: "Meus sapatos surrados valem mais do que a sua casa". Isto é o que chamo de "owned"... Flair foi um grande heel, grande wrestler, grande tudo. E quando face, também moveu multidões, como exemplo na rivalidade em que ele teve contra Bob Orton e Dick Slater... Ah sim, nem precisa contar os woOOOO!... Sempre que você ver um wrestler aplicando um chop no adversário, ouvirás um wooOOO, e se lembrará de Flair!

**


The Four Housermen: Tivemos um caso parecido com este, foi a tag team John Morrison e The Miz. Morrison servia no ringue, Miz no microfone, e eles se completavam...Os Four Housermen, que por sinal foram Tully Blanchard, Arn Anderson, e Ole Anderson... Eles se completavam, e temos o destaque de Blanchard que queria ser como Flair - para terem noção do quanto o Nature Boy revolucionou as coisas - Blanchard era o responsável pelos owneds, deixar o adversário sem saber o que responder. Ole era o que dizia que os Four Housermen podem vencer todos, e Arn seguia com boas frases de impacto, como "Eu podia ter vencido você escrevendo uma carta e usando um vestido". Mas no meio disto tudo, o de mais destaque era Blanchard... Uma boa rivalidade dos Housermen que deixaram em evidência esta qualidade foi contra Lex Luger e Barry Whindham. Apesar de Luger não ter muita qualidade com microfones, Barry arrancou de onde não tinha. Os Four Horsermen foram uma perfeita mistura de ameaça nos ringues, e ameaça com o microfone.

**



Road Warriors: Para quem está acompanhando os Raw Is Wars que estão sendo disponibilizados no blog, podem ter uma pequena noção de como eram os Road Warriors, eu compreendo que nem pareça muita coisa para quem vê um Raw Is War, pois ali estamos no ano de 1997, mas Hawk e Animal já brilharam bem antes. Eles além de engraçados, eram sutis. Um momento épico foi quando eles amedrontraram Paul Ellering, numa luta valendo dinheiro.... Paul não conseguiu corresponder a qualidade daquilo que lhe foi proposto, mas isto não era problema, pois aí podemos comprovar que os Warriors são bem mais que simples tag team. Uma de suas frases mais marcantes era: "Quando nós somos feitos com você, nós vamos por membros na família".

**




Jim Cornette: Aqui já um caso perfeito de "heel queixinha", Cornette diferentemente dos já citados, não humilhava seus oponentes para ser odiado, ele simplesmente falava que era melhor do que os outros e mostrava o porquê. Falava que sempre conseguia o que queria, dizendo como sua mãe era rica, entre outras coisas. Era até um pouco divertido, mas o povo estava com um teor de ódio bem apurado nestes momentos que Cornette pegava o microfone. Sua habilidade no ringue era bem questionável, mas o microfone o fez aparecer aqui, e o faz aparecer por aí, conseguindo se destacar ainda hoje.

**



Roddy Piper: Este senhor que mostrou como ser heel, briguento como sempre, trás para nós a imagem de que ele seja assim 24 horas por dia, e o pior de tudo é que outras notícias acabam tornando esta teoria plausível... No caso, ele conseguiu trazer pro ringue parte de sua personalidade para vender seu personagem, logo então ele na frente de uma câmera e com microfone em mãos pode ir do infinito ao além. Era desprezível, com sua gaita, vendeu uma gimmick tão bem construída que se ele aparecer numa raw de qualquer dia ainda faz sucesso, claro que hoje será aplaudido por ser uma lenda... Uma de suas feuds mais espetáculares de sempre foi contra Adrian Adonis. Piper deixou a sua frase de impacto também, "Eu faço exatamente o que eu quero fazer". Piper sempre seguiu sozinho, sem necessitar de manager, tag, nem nada, e se tornou um ícone.

**



Jake Roberts: Além de sua gimmick - vencia e usava uma cobra para atacar o oponente, pense num boogeyman 10 vezes melhorado, talvez tenha a metade de um Jake Roberts -, Roberts talvez tenha usado seus prórios "demônios" para fazer algo "divino" a este ponto, sua atuação era única, ele foi um dos melhores de sempre. Sempre tirava boas frases inteligentes, e supria com isto o que seu tamanho físico lhe faltava, apenas com suas frases ele amedrontava seus adversários... Aliás, as promos de Jake podem amedrontar até mesmo adversários de hoje, de ontem, de sempre. Não me recordo de uma frase de impacto, mas ele é lenda!

**



Randy Savage: Oh! Yeah! Um wrestler magnífico, sem dúvidas, mas quando fora heel, fora inesquecível, marcante, sua gimmick na certa é uma das melhores de toda a história, durante suas promos, não bastando o que fosse, contra quem fosse, Randy Savage dava um show de apresentação, tendo Sherri Martel como sua manager, Savage arrancou inúmeros "Boos" da multidão, e mesmo quando foi face, arrancou inúmeros "Yeahs" do público, acho que nada mais marcante que seu Oh... Yeah! Não me recordo de uma grande promo nem nada do gênero, mas vos digo que este homem, Randy Savage, mostrou uma enormr qualidade com o microfone em mãos, o mais interessante de tudo isto é que segundo o que li por alguns lugares, é que Randy era tímido enquanto jovem... Bem, se é verdade ou não, não sei, mas como adulto foi bem mais desinibido que a grande maioria, e recebeu seus méritos por isto.

**



The Fabulous Freebirds: Se lembram deles? Falei sobre os mesmos ontem aqui no blog... Pensem em dois monstros selvagens, Hayes era o cara que comia pessoas vivas se pudesse, extremamente mau e estranho, Terry Gordy era forte, capaz de tirar 50 do ringue, juntos formavam então uma dupla imbatível, o demolidor junto do predador... Mas como se lembram, eu falei que ambos se completavam, como ambos são fortes, falta o elo da comunicação, aquele que traduz o que os dois querem dizer... E este alguém foi Roberts, que soltava suas palavras tão perigosas quanto os seus companheiros eram em ringue. Eram em entrevistas, programas, vários lugares, os três mostravam como eram diferentes e capazes de eliminar qualquer um a sua frente, hoje em dia não fariam tanto sucesso, eu acho, pois os gostos mudaram, os medos também, mas para os anos 80 eles eram simplesmente fantásticos!

**



Ted DiBiase: Já ouviram a frase: "Não há o que o dinheiro não compre" ? Imaginem agora num zé milionário e sem caráter, este era Ted DiBiase, um outro grandioso heel. Ele com seu dinheiro já fez coisas únicas no ringue, já se tornou até mesmo campeão da WWF, num momento histórico, quando ele comprou o cinturão, mas não durou por muito, e no próprio pay-per-view sua compra foi "cancelada". Suas promos? Nem precisa citar, creio eu... Assim como todas as grandes lendas, fora extremamente odiado, mas hoje isto não ocorreria, pois é lenda, e o público o respeita. Numa edição recente da Raw vocês puderam ter noção de quem era Ted, naquele simples segmento com seu filho, onde DiBiase jr. terminou acertando um tapa na cara de seu pai... E olha que nem foi preciso muito de Ted, imaginem este cara no microfone então???

**



Hulk Hogan: Claro, vocês não acham que eu iria terminar este artigo sem citar o maior nome no que diz respeito a microfone e anos 80, Hulk Hogan era simplesmente fenomenal, seu carisma moveu montanhas, acho que se não fosse por ele não teriamos grandes talentos neste quesito, ele se considerava o Hulkseter. Hogan criou estilo, se compararmos uma de suas promos com a de inúmeros wrestlers dos tempos atuais encontraremos inúmeras semelhanças, sem dúvida alguma. Hogan aparecia nos shows de tv, e conseguia tirar o máximo do seu ego para dar um show de entretenimento, e com o público a seu favor. Como todos sabem, Hogan não era tão bom assim no ringue, e até por isto temos um pouco daquele pré-conceito de que o sujeito bom no ringue não é tão bom no micro, e vice-versa, mas isto não importa, Hogan era/é O cara! Ele sempre apoiou os fãs em suas promos, conseguiu um amor de tal maneira que num simples e lendário slam fez uma arena vir a baixo. Sua taunt então nem se conta, a hulkmania, entre outros inúmeros feitos, suas frases que são tantas que não há como citá-las neste artigo, mas saiba que elas foram tão fortes a ponto de terem impacto ainda nos dias de hoje, mesmo sendo algo já um pouco "ultrapassado dos anos 80"...

Eu sei que o artigo não está tão bom como deveria estar, mas está aqui né... Isto também é uma pequena prévia das próximas biografias do quadro A Lenda, todos que aqui estão, por lá passarão! Sobre as promos, fica a critério de vocês os nomes citados, não é um top 10, apenas uma lista dos 10+... Que fique bem claro! Acho que hoje em dia esse aspecto de promos está sendo deixado um pouco de lado pelos fãs - pelo menos aqui no Brasil - e eu entendo porque, a maioria não sabe falar inglês, logo não gostam da tal falação... Mas garanto que se soubessem, conseguissem viver aquela cultura, entenderiam que as tais promos são fundamentais para o wrestling, que a luta livre não é só combates no ringue, tem muito mais por trás de tudo isto, e assim encerro meu artigo semanal, que parece que ficará aos domingos agora...

http://israellessa.files.wordpress.com/2009/05/anos80.jpg

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do artigo?

Então comente!

Obs: Ofensas, divulgação inapropriada e palavreado chulo não será tolerado.

 

©2009 Are you ready to wrestling? | Todos os direitos reservados