25 de julho de 2009

A Lenda #2 - Eddie Guerrero

Lembram-se da úlbetima lenda aqui citada? Três opções: Cactus Jack, Mankind, Mick Foley, quem vocês acham que foi? Hoje trago a vocês mais um pouco do meu ponto de vista sobre outra lenda, desta vez irei citar uma outra lenda, Eddie Guerrero.

Todos sabem qual foi o destino da carreira de Eddie Guerrero, num texto aqui do blog inclusive, Olhar Crítico - Já se foi Guerrero, eu não pude deixar de concordar mais com a covardia que está sendo feita com o legado Guerrero, mas tendo eu um quadro tão nobre neste blog que cada dia cresce mais e mais, então vou citar Eddie como a Lenda de hoje... O LATINO HEAT!

http://www.onlineworldofwrestling.com/pictures/g/guerreros/10.jpg

Como diz o ditado, filho de peixe, peixinho é. De fato, Eddie nasceu para o wrestling, e já começou bem, sendo filho de uma já lenda Gory Guerrero (qualquer dia desses falo sobre ele). Praticamente Eddie não teve muita escolha a não ser seguir o mesmo ramo do pai, ainda mais com o seu pai fazendo muito sucesso, e seus irmãos trilhando o mesmo caminho, ou seja, Eddie tinha que ser pro-wrestler... Para a nossa sorte, diga-se de passagem. Aquilo não nasceu apenas no sangue de Eddie, mas estava também em seu cotidiano, com a família toda a seguir a profissão e a levá-la a sério. Eddie começou o seu envolvimento mais profissional com o wrestling na Universidade de Novo México, onde ele fez parte da equipe de wrestling da instituição, mas aquilo não foi o bastante para Eddie, que pediu a seu pai para treiná-lo, e o tornar num professional wrestler.


Eddie começou num backyard, seu pai o treinava com seu próprio ringue, sem muitos recursos, e em 87 ele já estava fazendo sua estréia na CMLL, aliás, numa Six Man Tag Match, lutando junto de Chavo Sr e Mando. Passaram-se dois anos e os 3 já estavam com o cinturão de trios da WWA. Mas como todos bem sabem, numa tag team não dá para brilhar muito, então Eddie se lançou numa carreira solo e mascarada, com a gimmick de Magic Mask, e não durou muito tempo para ganhar o World Welterweight Title da WWA. Depois de perder o cinturão, Eddie adotou o nome Eddie Guerrero e foi para AAA, detalhe para que ele começou abandonou a máscara. Eddie foi ganhando destaque e começou a fazer excursões para o Japão, e começou a criar seu próprio nome, no Japão ele já estava lugando pela Super J-Cup, e fez ótimos combates com Dean Malenko, Chris Benoit, 2 Cold Scorpio, entre outros medalhões do wrestling.


Em 94, no Japão, Eddie já assumia a gimmick de Black Tiger, uma versão heel do Tiger Mask, e nesta época ele fez tag com Great Sasuke e ganhou o Junior Heavyweight Super Grade Tag League Championship, um título da New Japan. Depois de todo este brilho pelo Japão, Eddie retornou para o México fazendo tag com El Hijo del Santo, filho de outra lenda, El Santo, aliás, seus pais já formaram tag team no passado, e neste presente os fãs da lucha libre viam isto como a segunda geração de Gory e El Santo, e eram conhecidos como La Pareja Atomica. Os fãs amaram ambos, mas em breve aprenderiam a odiar, pelo menos a Eddie, pois tempos mais tarde Eddie teve seu heel turn atacando seu parceiro e se aliando a Art Barr. Foi uma mudança drástica, de um dos mais amados de sempre, para um dos mais odiados de sempre, e ele junto a Barr eram conhecidos como La Pareja del Terror. Nesta sua fase como heel, Eddie fez coisas que deixariam a todos irritados, como usar a bandeira norte-americana, desrespeitando sua herança mexicana, entre essas coisas... Em 94 Eddie saiu da AAA, mas até sair, ele e Barr foram inesquecíveis, lendários, considerados já uma das melhores duplas do wrestling no mundo, se Eddie não tivesse brilhado nos EUA, ali mesmo ele já estava com o status de lenda. Gostaria de salvar o destaque de que El Santo teve sua vingança numa Hair vs Mask. Com este grande sucesso, a ECW, WWF, e WCW demonstraram interesse por Eddie, e infelizmente ocorreu um fato, o seu grande amigo Art Barr veio a falecer, ele foi encontrado morto no seu quarto. Isto abalou a Eddie, que juntando-se a outros fatos que estavam lhe deixando chateados dentro da AAA, o motivou a sair da federação.

Então Eddie foi para a ECW, e em seu debut já fez uma homenagem a Barr, e por coincidências a parte, ele fez sua primeira luta com um antigo rival do Japão, 2 Cold Scorpio... Eddie seguiu na ECW e teve uma grande rivalidade com Dean Malenko, e fizeram uma das melhores lutas da ECW, e uma das melhores da história, algo a nível de Flair vs Streamboat. Com tanto sucesso assim na ECW, a federação que mais crescia no momento, a WCW contratou Eddie.

http://www.onlineworldofwrestling.com/pictures/b/brianhildebrand/05.jpg

Na WCW, Eddie reviu grandes amigos, e teve como trunfo a oportunidade de realizar combates no Japão, podendo até ser novamente o Black Tiger, e se juntando também a Chris Benoit, e sendo o segundo estrangeiro a ganhar a J-Cup. Neste período pela WCW, Eddie teve grandes rivalidades, grandes combates, com Malenko, Benoit, Ultimo Draogn, Chris Jericho, Psycho, entre muitos outros, na grande disputa pelo WCW Cruiserweight Championship. Sem contar que em 97 ele teve uma de suas melhore lutas, lendária, contra Rey Misterio numa Title vs Mask. Na WCW, Eddie brilhou tanto a ponto de liderar a LWO - Latino Wolrd Oder (mais uma das outras versões de nWo na WCW). Mas como a vida não é somente flores, Guerrero se envolveu num acidente de carro na virada de 98, e então teve que largar da LWO, e depois de muito tempo, no seu retorno, não esteve muito contente com a sua situação contratual, e largou a companhia.

http://www.onlineworldofwrestling.com/pictures/r/radicalz/06.jpg

Um grande wrestler que nem Eddie não pode ficar parado por muito tempo, não acham? Não só eu, mas os diretores da WWF concordaram comigo, e contratou Guerrero, junto de Benoit, Malenko, e Perry Saturn. Numa altura daquelas de plena guerra entre WCW e WWF, isto foi uma lufada de ar frescos. E no dia 31 de Janeiro eles fizeram seu debut na WWF, na Raw Zone, e atendiam pelo nome de Radicalz. Guerrero depois teve uma rivalidade com Chris Jericho pelo European Title, e na storyline um caso com Chyna, o que explica até sua theme song, o canto de - mamacita, e o caso com as flores. Mas no final ele a traiu, para conquistar o título Intercontinental. Mas como a vida não é só flores, em Junho de 2001 Guerrero foi mandado para a Rehab, por causa do uso de drogas, e por este tempo sua vida teve um giro de 180º, passando por situações constrangedoas, sendo detido por dirigir bebado, e coisas do gênero, para então em Novembro ouvir a frase - You're fired. Em Fevereiro de 2002 Eddie então partiu para a ROH, fazendo seu debut contra Super Crazy, por este tempo Eddie teve bons combates, e reencontrou alguns amigos, como Psycho e Juventud Guerrera, se tornando até WWA Cruiserweight Champion. Eddie seguiu pelas indys da vida, derrotando CM Punk, Rey Misterio, aliás, depois ele perdeu para Punk, viajou para o Japão, e a WWF vendo que não fez um bom negócio e ele tinha retomado ao rumo certo, resolveu o recontratar. E então lá estamos nós, no dia 1º de Abril de 2002, parecia ser mentira, mas era verdade, lá estava Eddie de volta! E voltou com tudo, atavando RVD. Ambos seguiram uma boa feud pelo IC. Para vocês terem uma breve idéia do que representava Eddie naquela época, ele ainda assim, mesmo na WWE, fez uma última luta pela ROH, junto a Amazing Red, derrotando Jose e Joel Maximo. Esta noite foi denovminada como a Night of Appreciation pelos fãs da ROH, prestando seu adeus a Guerrero...

Stone Cold Steve Austin e Eddie Guerrero iriam formar tag team nesta época, mas Stone Cold decidiu sair da WWE, com este cenário Guerrero foi para o SmackDown, onde ele mais tarde viria a se unir com seu sobrinho Chavo Guerrero. Eles tiveram grandes rivalidades com Edge e Rey Misterio, e Angle e Benoit, eles realizaram um dos melhores combates da divisão de tag team da WWE, e quando conquistariam o título, Chavo se lesionou e foi substituido por Taijiri. Verdade é que a carreira do personagem de Eddie era tanto brilhante quanto conturbada, em momentos estava em dupla, outro sozinho, mas por casualidade do destino, e então Guerrero se meteu a briga pelo USA Championship, derrobando Ultimo Dragon, Billy Gunn e Benoit, mas como disse, lá vem a reviravolta, Chavo retornou e ele teve que perder o título para assim recuperar o título de duplas. Pensem numa dupla que se completa? Que possui carisma? Que possui habilidade? Esta era Eddie e Chavo, Los Latinos. Mas como tudo que é bom tem seu fim, a dupla terminou a melhor moda WWE, com uma rivalidade, ambos tiveram uma grande rivalidade, esta a qual o permitiu ir para a Raw, brilhar um pouco mais para os fãs americanos. Nesta passagem pela Raw, Eddie venceu um tipo de Royal Rumble, teve uma chance de lutar contra Brock Lesnar, venceu, e conquistou seu primeiro World Heavyweight Championship. Na Wrestlemania revete contra Kurt Angle, e protagonizou uma das cenas mais emocionantes do wrestling, abraçando seu amigo e fiel escudeiro Chris Benoit. Eddie foi campeão por 2 meses e depois perdeu para JBL. Depois, Guerrero manteve-se em feud com Kurt Angle, outra grande rivalidade que seguiu até o Survivor Series, com time Guerrero vencendo o Time Angle. Ambos foram seguindo a rivalidade até o seu fim, e depois começou a se escrever os passos para o fim.

http://www.onlineworldofwrestling.com/pictures/ppv/wm20/11.jpg

Eddie formou tag team com outro grande amigo e ex-adversário, Rey Mysterio. Eddie e Mysterio se tornaram campeões de tag team derrotando os Bashams. E daí Rey e Eddie começaram a trocar olhares nada amigáveis, e começou a maior feud de Rey, e a última grande de Eddie, ela começou na Wrestlemania de 2005, e o lema era: Você nunca vencerá Rey Mysterio. E a rivalidade só veio a terminar quando Eddie foi partir para sua próxima disputa e oportunidade por um título mundial contra Batista no No Mercy, mas a vida lhe traiu, e desta vez foi mais sério e tivemos o final que todos conhecem, Eddie foi encontrado morto no seu quarto no hotel em que estava hospedado. Eddie teve um problema cardíaco, resultado de anabolizantes e outras substâncias químicas...

http://www.onlineworldofwrestling.com/pictures/r/reyeddy/01.jpg

Então, a lenda de hoje é Eddie, um homem com uma brilhante carreira, o fato de ele ter usado drogas não altera o fato de eu ser um grande fã seu, fã assumido, e que chorou quando soube da sua morte, um grande wrestler. Merece mais que o status de lenda, merece o status de Deus do wrestling, capaz de tornar feuds de mid-card interessantes para o público americano, isto não é tarefa fácil... Sigam agora um tributo a Eddie feito por outro fã, o nosso Latino Heat!

3 comentários:

Matheus disse...

Muito bom a biografia!

Explicou direitinho a carreira do Eddie, é uma boa pra quem não conhecia muito, desde a CMLL a WWE.

Realmente é uma lenda vida, VIVA LA RAZA!

Gabriel disse...

Fico ate sem palavras...
realmente é dificil termos que nos acostumar a nao ver wrestlers de tamanha grandeza como eddie guerrero atualmente...

Ivys de Alcântara disse...

amigo, desculpe minha completa ignorância, mas qual é o critério para definir o campeão e uma luta, já que elas são visivelmente forjadas. Isto é, é notório que os atletas não se agridem efetivamente, como no mma, por exemplo. não se ofenda com minha ignorância, mas, pergunto, se o duelo, ao que parece, já foi ensaiado quem escolhe ou define o vencedor.

Postar um comentário

Gostou do artigo?

Então comente!

Obs: Ofensas, divulgação inapropriada e palavreado chulo não será tolerado.

 

©2009 Are you ready to wrestling? | Todos os direitos reservados