23 de julho de 2009

The Fall of Shockmaster #1 – A História das Gimmicks Alternativas

Tudo bem com vocês? Espero que esteja tudo em ordem...
Antes de começar a crônica, digo que me baseie em uma outra crônica postada no blog no dia 20/07/2009, no qual o cronista “Jhonny Boy” argumentou em seu texto o grande número das gimmicks “normais” e a extinção das gimmicks “alternativas”. Neste texto, vou estar falando da aonde que surgiu á idéia das Gimmicks Alternativas, citar também alguns personagens da história do wrestling e concluir com minha opinião sobre á atualidade...Pode ser? Então tá!


Na década de 1940, em tempos que o pro-wrestling era apenas combates, um wrestler profissional chamado George Wagner, teve uma brilhante idéia ao ver o wrestler Lord Patrick Lansdowne entrando no ringue (Lord Patrick vestia um roupão de veludo e estava acompanhado com 2 moças). A idéia de George foi criar um personagem que chamasse á atenção do público, então criou o personagem Gorgeous George.


Gorgeous George em pouco tempo ganhou o ódio da platéia, mas não porque sua Gimmick era ruim, mas porque o personagem que ele encarnava era bom. Em sua entrada, Gorgeous George entrava no ringue com um visual bem extravagante (Roupão de veludo e cabelo loiro bem cuidado), sempre acompanhado pelo seu mordomo que fazia o serviço de desinfetar seu caminho espirando uma fragrância chamada de “Channel Nº. 10”. Dentro do ringue, Gorgeous George sempre começava apanhando, mas quando alguém pegava no seu cabelo, George virava o jogo pois não gostava que mexessem no seu cabelo.


A partir daí, começou a surgir diversos personagens com uma Gimmick "Alternativa" para entreter o público. Podemos pegar alguns exemplos de casos bem sucedidos de gimmick "alternativa" como The Undertaker, Great Muta, Hacksaw Jim Duncan, Iron Sheik e entre outros, mas também existem casos como o do meu nick, The Shockmaster, que foi inspirado em uma gimmick que felizmente não deu certo (Pois ninguém acredita em um Ex-Marinheiro que veio das estrelas para ser um Caminhoneiro do bem, não é verdade!?).



Na virada do século, com a popularização do MMA, começou a extinção das gimmicks alternativas, pois o pessoal que assistia a tal “marmelada”, passou a ver lutas de verdade. Então para trazer o público de volta, as produções passaram á investir alto no erotismo, nas hardcore match e principalmente em personagens que se apresentassem como ele mesmo com uma gimmick "normal".


Minha opinião sobre o assunto é...


Lembro perfeitamente dos meus tempos de criança quando via aqueles personagens que encantavam o ringue. Adorava ver a tag team Road Warriors com aquelas vestimentas meio punk, parecendo que saíram daqueles filmes de “gangues de rua” dos anos 80...


Eu infelizmente não posso ser a favor sobre a extinção das gimmicks alternativas, pois elas fazem parte das lembranças boas sobre a minha infância, mas é certo ressaltar que os tempos mudaram e que para uma empresa ter lucros, ela precisa se padronizar com o gosto do público. As produções por de trás do wrestling fazem diversas pesquisas para levar ao telespectador aquilo que ele quer ver!


Vocês querem ver Gimmicks Alternativas?


No wrestling brasileiro ainda há um grande número de gimmicks alternativas, herança de uma velha guarda que aos poucos tenta padronizar o wrestling brasileiro com o wrestling mundial.


Obrigado pelo apoio!!!

4 comentários:

T-BAG disse...

Opa, não conhecia a história do Gorgeous George, gostei do assunto. Gimmicks Alternativas em sua maioria são para o público infantil, mas se bem trabalhada da pra atingir qualquer público.

Bhussunda disse...

Sei lah T-bag,
Hoje em dia é díficil ver uma Gimmick Alternativa...Pegamos de exemplo o caso do Kevin Thorn, apesar de trabalharem bem as suas gimmicks (Tanto Mordecai com o de "vampiro")não foram bem aceitas pelo público...

:.†.: | R | :.†.: disse...

Opa cara, não tive tempo/oportunidade de ler seu artigo assim que você postou, mas agora sim, li e aderi o tema! :-)

Realmente, é um bom tema ;D

Enfim, eu também não conhecia sobre a história de Gorgeous George... Temos aqui nossa enciclopédia do wrestling hein? hehehehe

Eu não tenho uma opinião formada sobre "gimmicks alternativas", eu penso que uma gimmick meio doida as vezes faz bem para o wrestling funcionar... É um tema bastante complexo, pois vai de quem interpreta a gimmick. Digamos, um homem-morto vindo do vale das trevas não é uma gimmick que faria sucesso se fosse posta a nossos olhos nús agora... Mas se você pegar os fatos, ele não começou como um homem-morto, e sim como coveiro, morreu, voltou, ou seja, tem todo um background por trás da gimmick do Undertaker, e além do mais, ele interpreta a gimmick com uma naturalidade que chegamos a crer que seja um homem morto. ;)

Outro caso é o de Kane, como tantos outros por aí a fora... Mas depende muito, é que nem a velha discussão: qual arte macial e a melhor? Não existe melhor arte, mas sim quem a pratica... O mesmo se vai para gimmicks, as gimmicks normais tinham tudo para serem chatas, mas daí vemos um Edge, um Stone Cold, um The Rock, e mudamos um pouco de concepção...

Mas sim, existem muitas gimmicks normais chatas, na ECW mesmo só vemos gimmicks normais, e na de antigamente também era tudo gimmicks normais, tem seu saldo positivo, como também não tem a magia, mas convenhamos né, não era para crianças, então danem-se as gimmicks alternativas hehehe

Enfim, bom artigo Shockmaster! :-)

Ou melhor, parabens, boa crónica, continua! huahuahuaha

☆ cм ─ PUNK! ☆ disse...

Boa crônica, naum conhecia essa do Gorgeous George.

Acho q a última Gimmick alternativa q eu vi foi a do Festus, q eh todo mongolzão mas qdo soa o gongo sai batendo em todo mundo.

Mas hoje em dia realmente eh mais sifícil ter essas GImmicks, pq o público está bem diferente de antigamente.

Postar um comentário

Gostou do artigo?

Então comente!

Obs: Ofensas, divulgação inapropriada e palavreado chulo não será tolerado.

 

©2009 Are you ready to wrestling? | Todos os direitos reservados