A Lenda #2 - Eddie Guerrero
Lembram-se da úlbetima lenda aqui citada? Três opções: Cactus Jack, Mankind, Mick Foley, quem vocês acham que foi? Hoje trago a vocês mais um pouco do meu ponto de vista sobre outra lenda, desta vez irei citar uma outra lenda, Eddie Guerrero.
Todos sabem qual foi o destino da carreira de Eddie Guerrero, num texto aqui do blog inclusive, Olhar Crítico - Já se foi Guerrero, eu não pude deixar de concordar mais com a covardia que está sendo feita com o legado Guerrero, mas tendo eu um quadro tão nobre neste blog que cada dia cresce mais e mais, então vou citar Eddie como a Lenda de hoje... O LATINO HEAT!
Como diz o ditado, filho de peixe, peixinho é. De fato, Eddie nasceu para o wrestling, e já começou bem, sendo filho de uma já lenda Gory Guerrero (qualquer dia desses falo sobre ele). Praticamente Eddie não teve muita escolha a não ser seguir o mesmo ramo do pai, ainda mais com o seu pai fazendo muito sucesso, e seus irmãos trilhando o mesmo caminho, ou seja, Eddie tinha que ser pro-wrestler... Para a nossa sorte, diga-se de passagem. Aquilo não nasceu apenas no sangue de Eddie, mas estava também em seu cotidiano, com a família toda a seguir a profissão e a levá-la a sério. Eddie começou o seu envolvimento mais profissional com o wrestling na Universidade de Novo México, onde ele fez parte da equipe de wrestling da instituição, mas aquilo não foi o bastante para Eddie, que pediu a seu pai para treiná-lo, e o tornar num professional wrestler.
Eddie começou num backyard, seu pai o treinava com seu próprio ringue, sem muitos recursos, e em 87 ele já estava fazendo sua estréia na CMLL, aliás, numa Six Man Tag Match, lutando junto de Chavo Sr e Mando. Passaram-se dois anos e os 3 já estavam com o cinturão de trios da WWA. Mas como todos bem sabem, numa tag team não dá para brilhar muito, então Eddie se lançou numa carreira solo e mascarada, com a gimmick de Magic Mask, e não durou muito tempo para ganhar o World Welterweight Title da WWA. Depois de perder o cinturão, Eddie adotou o nome Eddie Guerrero e foi para AAA, detalhe para que ele começou abandonou a máscara. Eddie foi ganhando destaque e começou a fazer excursões para o Japão, e começou a criar seu próprio nome, no Japão ele já estava lugando pela Super J-Cup, e fez ótimos combates com Dean Malenko, Chris Benoit, 2 Cold Scorpio, entre outros medalhões do wrestling.
Em 94, no Japão, Eddie já assumia a gimmick de Black Tiger, uma versão heel do Tiger Mask, e nesta época ele fez tag com Great Sasuke e ganhou o Junior Heavyweight Super Grade Tag League Championship, um título da New Japan. Depois de todo este brilho pelo Japão, Eddie retornou para o México fazendo tag com El Hijo del Santo, filho de outra lenda, El Santo, aliás, seus pais já formaram tag team no passado, e neste presente os fãs da lucha libre viam isto como a segunda geração de Gory e El Santo, e eram conhecidos como La Pareja Atomica. Os fãs amaram ambos, mas em breve aprenderiam a odiar, pelo menos a Eddie, pois tempos mais tarde Eddie teve seu heel turn atacando seu parceiro e se aliando a Art Barr. Foi uma mudança drástica, de um dos mais amados de sempre, para um dos mais odiados de sempre, e ele junto a Barr eram conhecidos como La Pareja del Terror. Nesta sua fase como heel, Eddie fez coisas que deixariam a todos irritados, como usar a bandeira norte-americana, desrespeitando sua herança mexicana, entre essas coisas... Em 94 Eddie saiu da AAA, mas até sair, ele e Barr foram inesquecíveis, lendários, considerados já uma das melhores duplas do wrestling no mundo, se Eddie não tivesse brilhado nos EUA, ali mesmo ele já estava com o status de lenda. Gostaria de salvar o destaque de que El Santo teve sua vingança numa Hair vs Mask. Com este grande sucesso, a ECW, WWF, e WCW demonstraram interesse por Eddie, e infelizmente ocorreu um fato, o seu grande amigo Art Barr veio a falecer, ele foi encontrado morto no seu quarto. Isto abalou a Eddie, que juntando-se a outros fatos que estavam lhe deixando chateados dentro da AAA, o motivou a sair da federação.
Então Eddie foi para a ECW, e em seu debut já fez uma homenagem a Barr, e por coincidências a parte, ele fez sua primeira luta com um antigo rival do Japão, 2 Cold Scorpio... Eddie seguiu na ECW e teve uma grande rivalidade com Dean Malenko, e fizeram uma das melhores lutas da ECW, e uma das melhores da história, algo a nível de Flair vs Streamboat. Com tanto sucesso assim na ECW, a federação que mais crescia no momento, a WCW contratou Eddie.
Stone Cold Steve Austin e Eddie Guerrero iriam formar tag team nesta época, mas Stone Cold decidiu sair da WWE, com este cenário Guerrero foi para o SmackDown, onde ele mais tarde viria a se unir com seu sobrinho Chavo Guerrero. Eles tiveram grandes rivalidades com Edge e Rey Misterio, e Angle e Benoit, eles realizaram um dos melhores combates da divisão de tag team da WWE, e quando conquistariam o título, Chavo se lesionou e foi substituido por Taijiri. Verdade é que a carreira do personagem de Eddie era tanto brilhante quanto conturbada, em momentos estava em dupla, outro sozinho, mas por casualidade do destino, e então Guerrero se meteu a briga pelo USA Championship, derrobando Ultimo Dragon, Billy Gunn e Benoit, mas como disse, lá vem a reviravolta, Chavo retornou e ele teve que perder o título para assim recuperar o título de duplas. Pensem numa dupla que se completa? Que possui carisma? Que possui habilidade? Esta era Eddie e Chavo, Los Latinos. Mas como tudo que é bom tem seu fim, a dupla terminou a melhor moda WWE, com uma rivalidade, ambos tiveram uma grande rivalidade, esta a qual o permitiu ir para a Raw, brilhar um pouco mais para os fãs americanos. Nesta passagem pela Raw, Eddie venceu um tipo de Royal Rumble, teve uma chance de lutar contra Brock Lesnar, venceu, e conquistou seu primeiro World Heavyweight Championship. Na Wrestlemania revete contra Kurt Angle, e protagonizou uma das cenas mais emocionantes do wrestling, abraçando seu amigo e fiel escudeiro Chris Benoit. Eddie foi campeão por 2 meses e depois perdeu para JBL. Depois, Guerrero manteve-se em feud com Kurt Angle, outra grande rivalidade que seguiu até o Survivor Series, com time Guerrero vencendo o Time Angle. Ambos foram seguindo a rivalidade até o seu fim, e depois começou a se escrever os passos para o fim.
Eddie formou tag team com outro grande amigo e ex-adversário, Rey Mysterio. Eddie e Mysterio se tornaram campeões de tag team derrotando os Bashams. E daí Rey e Eddie começaram a trocar olhares nada amigáveis, e começou a maior feud de Rey, e a última grande de Eddie, ela começou na Wrestlemania de 2005, e o lema era: Você nunca vencerá Rey Mysterio. E a rivalidade só veio a terminar quando Eddie foi partir para sua próxima disputa e oportunidade por um título mundial contra Batista no No Mercy, mas a vida lhe traiu, e desta vez foi mais sério e tivemos o final que todos conhecem, Eddie foi encontrado morto no seu quarto no hotel em que estava hospedado. Eddie teve um problema cardíaco, resultado de anabolizantes e outras substâncias químicas...
Então, a lenda de hoje é Eddie, um homem com uma brilhante carreira, o fato de ele ter usado drogas não altera o fato de eu ser um grande fã seu, fã assumido, e que chorou quando soube da sua morte, um grande wrestler. Merece mais que o status de lenda, merece o status de Deus do wrestling, capaz de tornar feuds de mid-card interessantes para o público americano, isto não é tarefa fácil... Sigam agora um tributo a Eddie feito por outro fã, o nosso Latino Heat!
3 comentários:
Muito bom a biografia!
Explicou direitinho a carreira do Eddie, é uma boa pra quem não conhecia muito, desde a CMLL a WWE.
Realmente é uma lenda vida, VIVA LA RAZA!
Fico ate sem palavras...
realmente é dificil termos que nos acostumar a nao ver wrestlers de tamanha grandeza como eddie guerrero atualmente...
amigo, desculpe minha completa ignorância, mas qual é o critério para definir o campeão e uma luta, já que elas são visivelmente forjadas. Isto é, é notório que os atletas não se agridem efetivamente, como no mma, por exemplo. não se ofenda com minha ignorância, mas, pergunto, se o duelo, ao que parece, já foi ensaiado quem escolhe ou define o vencedor.
Postar um comentário
Gostou do artigo?
Então comente!
Obs: Ofensas, divulgação inapropriada e palavreado chulo não será tolerado.